Tarefa de casa

um dos determinantes do rendimento escolar

Autores/as

  • Rose Mary Guimarães Rodrigues Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-854

Palabras clave:

Rendimento escolar, Tarefa de casa, Tarefas escolares e rendimento acadêmico

Resumen

Esta pesquisa objetivou mostrar como a realização da tarefa de casa afeta o rendimento acadêmico do alun excelente, bom/muito bom e fraco na disciplina Matemática. Foi utilizada a observação direta com 122 alunos e 3 professoras em quatro classes, uma de terceira e três de quarta série do ensino fundamental, escolhidas por sorteio; e entrevistas com 22 desses alunos, suas professoras, seus pais e a diretora. Notas, atitudes, disciplina e classificação da professora foram considerados como medidas de desempenho do aluno da escola da Rede Federal de Ensino da cidade de Uberlândia, Minas Gerias, Brasil.

Palavras-chave: Rendimento escolar; Tarefa de casa; Tarefas escolares e rendimento acadêmico.

Abstract: The aim of this research was to show how homework tasks could increase academic results of students with excellent, good and poor performance in Mathematics. Direct observation was applied in classes with 1222 students, 3 teachers in four classes of basic courses: one of third degree and three others of fourth degree. These classes were lot picked. It was made an interview with 22 of these students, their teachers, their parents and the Director of the school and three of fourth degree. Marks, attitudes, interest, discipline and a rating established by the teacher were considered as measurement data on the student development at a federal school in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rose Mary Guimarães Rodrigues, Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

Professora no Curso de Pedagogia do UNIT - Centro Universitário do Triângulo - Uberlândia, Minas Gerais.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BASTOS, L. A criança diante da TV: um desafio para os pais. Petrópolis: Vozes, 1988.

BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. da. O estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil (1971-1981). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 64, n. 147, p. 38-69, maio/ago. 1983.

BRASIL, E. B. de. Os pais e a criança: sucesso e insucesso escolar. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987. (Dissertação de Mestrado)

CALIXTO, P. S. Influencia de los medios en el rendimiento escolar. Anales de Pedagogia, Murcia - España, n. 3, p. 29-60, ene. 1985.

DIAS, T. Lição de Casa: pais e filhos descobrem juntos a alegria de aprender. Família Cristã, São Paulo, v. 52, n. 604, p.8-11, abr. 1986.

FAGUNDES, M. B. Minhocas no asfalto. Amae Educando, Belo Horizonte, v. 24, n. 219, p. 21-2, maio. 1991.

FERRAZ, C. R. Pais X Professores: o papel de cada um na alfabetização. Nova Escola, São Paulo, v. 3, n. 22, p. 12-7, jun. 1988.

FERRAZ, C. R. Esses pais de alunos... Nova Escola. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 48-51, abr. 1986.

FREITAS, G. B.; MAIMONI, E. H.; SIQUEIRA, M. M. M. Escala de envolvimento dos pais na vida escolar do aluno. Abstracts/Resumos do XVII International School Psychology Colloquiu e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, Campinas, p. 118, 1994.

JUNGER, W. REINERT, G. En busca de tareas para le casa que causen placer. Educacion, Tubingen - Alemanha, v. 39, p. 107-22, 1989.

MACHADO, E. M. A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 1994. (Dissertação de Mestrado).

MAIMONI, E. H. Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, jul./dez. 1995.

MAIMONI, E. H. MOTA, C. T. Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula. Resumos de comunicações científicas. XXII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto, 1994, p. 24.

ORTEGA, P. Expectativas socio-culturales de los padres y medio socio-familiar. Anales de Padagogía. Murgia - España, n. 1, p. 181-205, 1983.

ORTEGA, P. Medios socio-familiares y motivación y ayuda al estudio. Anales de Pedagogía. Murcia - España, n. 1, p. 207-28, 1983.

SÁ TELES, J. F. de. Pedagogia familiar; os pais na educação dos filhos. Salvador: Ianamá, 1993. 120 p.

WALBERG, H. J., PASCHAL, R. A., WEINSTEIN, T. Homework's powerful effects on learning. Education Leadership, Chicago, v. 42, p. 76-9, apr. 1985.

WEIL, P. A criança, o lar e a escola: guia prático de relações humanas e psicologia para pais e professores. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

Publicado

2008-09-22

Cómo citar

RODRIGUES, R. M. G. Tarefa de casa: um dos determinantes do rendimento escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 227–254, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-854. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/854. Acesso em: 22 jul. 2024.