A proposta educacional metodista no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-853Palabras clave:
Educação, Proposta educacional metodista no Brasil, Escola NovaResumen
Esta pesquisa tem o objetivo de procurar entender a proposta educacional metodista no Brasil, especialmente dos anos 30 a 45, discutindo a temática da Escola Nova na formulação dos projetos pedagógicos das escolas metodistas, especialmente, Instituto Granbery em Juiz de Fora, Colégio Bennett no Rio de Janeiro e Colégio Americano em Porto Alegre; a partir da análise dos documentos encontrados nestas instituições de ensino, sem ter, no entanto, a perspectiva metodológica de estudo de casos.
Palavras-chave: Educação; Proposta educacional metodista no Brasil; Escola Nova.
Descargas
Citas
BOAVENTURA, Elias. A educação metodista no Brasil (origem, evolução e ideologia). Piracicaba: Unimep. 1978. (Dissertação de Mestrado.)
CUNHA, Fátima. Filosofia da Escola Nova: do ato político ao ato pedagógico. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1986.
Diário de Noticias de Porto Alegre. 23 de outubro de 1952. p. 9. O Crisol. Outubro e novembro de 1929. p. 5.
O Granbery. 10 de novembro de 1926. p. 1.
O Granbery. Dezembro de 1935. p. 12.
O Granbery. Marco de 1927. p. 2.
Prospecto do Collegio Americano de Porto Alegre. 1921. p. 2. Prospecto do Instituto Técnico do Colégio Bennett. 1946. p. 6.
RIOS, A. Terezinha. "Limites e possibilidades de construção do projeto pedagógico numa perspectiva de alteridade". A relação Universidade/Rede Publica de ensino (Seminário patrocinado pela PUC-SP, 1994). Citado por SILVA, Rinalva Cassiano. "A construção de um projeto pedagógico para uma escola metodista: notas para debate". Revista do COGEIME. Ano 5, n 8. Junho 1996.
Prospecto do Collegio Americano de Porto Alegre. 1921. p. 2. Prospecto do Instituto Técnico do Colégio Bennett, 1946. p. 6.
RIOS, A. Terezinha. "Limites e possibilidades de construção do projeto pedagógico numa perspectiva de alteridade". A relação Universidade/Rede Publica de ensino (Seminário patrocinado pela PUC-SP, 1994). Citado por SILVA, Rinalva Cassiano. "A construção de um projeto pedagógico para uma escola metodista: notas para debate". Revista do COGEIME. Ano 5, n 8. Junho 1996.
SOARES, Magda. Metamemórias - memórias; travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez. 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Rosa Gitana Krob Meneghetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.