BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.
São Paulo, Cortez, 1997
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809Palabras clave:
Educação, Jean Piaget, Percursos piagtianosResumen
Seria difícil escapar, no ano de 1996, às comemorações do aniversário de Jean Piaget. Inúmeras conferências no mundo inteiro, homenagens em Genebra, entre a inauguração de um busto, a edição de um CD-ROM, e a ocorrência simultânea de dois congressos internacionais, dos quais um visava colocar em perspectiva as abordagens de Piaget e Vygotsky.
Todavia, salienta Bronckart, seu atual sucessor à frente da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação de Genebra, a celebridade atestada pelas comemorações do sábio genebrino não garante na mesma medida a continuidade científica, o “núcleo duro” de sua teoria. Certamente, constata Bronckart, Piaget permanece um dos autores mais reivindicados pelos pedagogos e psicólogos da criança, mas, acrescenta ele, sua obra “não parece ter orientado de maneira decisiva o redimensionamento contemporâneo das ciências da vida, do homem e do conhecimento” (p.13). Quando muito, na postura altiva daquele que ocupa os lugares de herança acadêmica, Bronckart concede a existência de “alguns descendentes locais”.
Palavras-chave: Educação; Jean Piaget; Percursos piagtianos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Gil Meyer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.