Rumos da pós-graduação brasileira:

geração de conhecimento, formação de pessoal e a abertura de novos cursos

Autores/as

  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-805

Palabras clave:

Conhecimento, Formação, Cursos

Resumen

O debate sobre o papel das universidades na sociedade brasileira ter tomado diversas feições: o Estado estimula a participação da iniciativa privada, garroteia as universidades públicas, etc. Contudo, um novo campo tem se descortinado para estas universidades, portadoras de grande parte da titulação acadêmica brasileira: a pós graduação "stricto sensu. Neste nivel, o conjunto de exigencias de docentes é menor, pode ser utilizada a infra-estrutura já existente e ainda são abertas oportunidades para entronização de recursos para a Instituição. Além, é claro, de projetá-la em um patamar diferenciado, o da produção de conhecimentos, através da pesquisa. E este o percurso que a Universidade Federal de Uberlândia tem percorrido no últimos anos. Até 1985, quando abriu seu primeiro mestrado, a preocupação fol sempre com a graduação. Hoje existem 13 programas, 11 de mestrado e2 de doutorado. Mas a capacidade de abertura de novos cursos ainda está longe de se esgotar. Desta forma, julgamos que as universidades brasileiras, e a UFU em particular, estão encontrando seu espaço nesta nova realidade: pesquisa, geração de conhecimento e formação de recursos humanos de alto nivel para a sociedade brasileira.

Palavras-chave: Conhecimento; Formação; Cursos.

 

ABSTRACT:

 

The discussion about the role of the university in the contemporary Brazilian society has followed various streams: a) the state stirs up the participation of the private sphere; b) the state squeezes the public universities, and so on. However, a new horizon has arisen to these universities, responsible for the greatest part of the Brazilian academic degrees: the "stricto sensu post-graduation. In this level, the requirements of teachers is smaller, the existing facilities can be used and the institutions may save same financial resources. In addition, It helps to project the institution to a special rank, Le., the status of a producer of knowledge through research. This is the route of the Federal University of Uberlândia in the last few years. Up to 1985, when the first master program was created, the main concem was still the graduation program. Today, the institution has 13 postgraduation programs, ie, 11 master and 02 doctorate programs. It is worthwhile noting that the capacity to create new master programs is far from being exhausted. This way, one may be sure that the Brazilian universities, among them UFU, in a particular way, have discovered a new space in this new reality research, production of knowledge and the formation of high level human resources for the Brazilian society

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Biografía del autor/a

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de História da UFU e Pesquisador junto ao Núcleo de História e Historiografia da Educação, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, exercendo atualmente o cargo de Diretor de Pós Graduação da UFU.

Publicado

2015-10-06

Cómo citar

NETO, W. G. Rumos da pós-graduação brasileira:: geração de conhecimento, formação de pessoal e a abertura de novos cursos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 231–248, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-805. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/805. Acesso em: 22 jul. 2024.