A atualidade da crítica de Adorno à indústria Cultural

Autores/as

  • Rafael Cordeiro Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-794

Palabras clave:

Adorno, Indústria cultural, Dialética do esclarecimento

Resumen

O artigo investiga os elementos de atualidade da crítica adorniana à indústria cultural, decorridos 50 anos de sua primeira publicação. Tenta-se mostrar que as idéias de Adorno são, ainda hoje, atuais, pois sua análise desmascara a transformação da arte em mercadoria, cuja função é o mero entretenimento.

 

ABSTRACT:

 

This paper investigates how up-to-date Adomo's critique on cultural industry is, fifty years after its first publication. Our aim is to show that adornian ideas are actual for our days; his analysis can still unmask the transformation of art into ware, which functions as mere entertainment.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Cordeiro Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Titular do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição in: BENJAMIN, W. et alli. Textos Escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 165191 . (Col. Os Pensadores)

A indústria cultural in: COHN, G. (org.) Theodor Adorno: sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994, p.92-99.

. Intervenciones: nueve modelos de crítica. Trad. Roberto J. Vernengo. Caracas: Monte Ávila Editores, 1969.

. Mensagens numa garrafa in: ZIZEK, S. (org.) Um mapa da ideologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Mode intemporelle: a propos du jazz in: ADORNO, T. W. Prismes. Paris: Payot, 1986, p. 102-114.

. Sobre música popular in: COHN, G. (org.) Theodor Adorno: sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994, p. 115-146.

Televisão e formação in: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.75-95.

. A televisão e os padrões da cultura de massa in: ROSENBERG, B. e WHITE, D. M. (org.) Cultura de massa. São Paulo: Cultrix, 1973, p.

-562.

ADORNO, T.W. e HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução in BENJAMIN, W. et alli. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 3-28. (Col. Os Pensadores)

BUCK-MORSS, S. Origen de Ia dialéctica negativa. Trad. Nora R. Maskivker. Cidade do México: Siglo XXI, 1981 .

JAY, M. As idéias de Adorno. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: CultriW EDUSP, 1988.

. L'imagination dialectique. Trad. E. E. Moreno e A. Spiquel. Paris: Payot, 1977.

JAMESON, F. O marxismo tardio: Adorno e a persistência da dialética. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Fundação Editora da UNESP; Editora Boitempo, 1997.

MARCUSE, H. O caráter afirmativo da cultura in MARCUSE, H. Cultura e sociedade l. Trad. Wolfgang Leo Maar e outros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p.89-136.

. A ideologia da sociedade industrial. Trad. Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

ORTIZ, R. A Escola de Frankfurt e a questão da cultura in: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, n. 9 1, v. 1 , jun. 1986, p.43-65.

ROSSI, P. Os filósofos e as máquinas. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Publicado

2015-10-06

Cómo citar

SILVA, R. C. A atualidade da crítica de Adorno à indústria Cultural. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 27–42, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/794. Acesso em: 22 nov. 2024.