UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE

Autores/as

  • Fabiano de Lemos Britto Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262

Palabras clave:

Nietzsche, Aufklärung, cultura, pedagogia.

Resumen

O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.

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Data de registro: 22/06/2010

Data de aceite: 16/02/2011

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Biografía del autor/a

Fabiano de Lemos Britto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

utor em Filosofia pela UERJ, com estágio de doutorando na UNiversidade de Stanford, Califórnia.

Publicado

2012-07-18

Cómo citar

BRITTO, F. de L. UMA PEDAGOGIA DA SOLIDÃO EM NIETZSCHE. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 251–262, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p251a262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590. Acesso em: 2 oct. 2024.