O redimensionamento teórico da perspestiva interdisciplinar nos anos 90
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-743Palabras clave:
Educação, Perspectiva Interdisciplinar, BrasilResumen
Analisando sob a ótica de necessidade e desafio da atual materialidade histórica, dar-se-á ênfase neste artigo aos limites e possibilidades existentes no redimensionamento teórico da perspectiva interdisciplinar, sob dois ângulos. De um lado, através de algumas considerações histórico-conceituais sobre a evolução dessa temática no Brasil. E, de outro, por meio de uma análise crítica de ambiguidades manifestadas nas concepções vigentes, com o intuito de identificar, nas contradições existentes, aspectos importantes para o resgate da gênese e desenvolvimento dessa temática, em busca de uma temporalidade construída.
Palavras-chave: Educação; Perspectiva Interdisciplinar; Brasil.
Abstract: Based upon the necessity of the present historical materialism and upon the challenge that it represents, this article emphasizes the drawbacks and the possibilities of a theoretical redimentioning of the interdisciplinary perspective of the 90’s. Two points will be taken into account for the discussion of the issue: some conceptual and historical considerations about the evolution of the topic in Brazil, and a critical analysis of the ambiguities manifested in the present concepts. It is believed that the discussion will lead to the identification of important aspects – found in existing contradictions – for the retrieval of the genesis and the development of this theme, in pursuit of a constructed temporariness.
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