O redimensionamento teórico da perspestiva interdisciplinar nos anos 90

limites e possibilidades

Autores/as

  • Sandra Vidal Nogueira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-743

Palabras clave:

Educação, Perspectiva Interdisciplinar, Brasil

Resumen

Analisando sob a ótica de necessidade e desafio da atual materialidade histórica, dar-se-á ênfase neste artigo aos limites e possibilidades existentes no redimensionamento teórico da perspectiva interdisciplinar, sob dois ângulos. De um lado, através de algumas considerações histórico-conceituais sobre a evolução dessa temática no Brasil. E, de outro, por meio de uma análise crítica de ambiguidades manifestadas nas concepções vigentes, com o intuito de identificar, nas contradições existentes, aspectos importantes para o resgate da gênese e desenvolvimento dessa temática, em busca de uma temporalidade construída.

Palavras-chave: Educação; Perspectiva Interdisciplinar; Brasil.

Abstract: Based upon the necessity of the present historical materialism and upon the challenge that it represents, this article emphasizes the drawbacks and the possibilities of a theoretical redimentioning of the interdisciplinary perspective of the 90’s. Two points will be taken into account for the discussion of the issue: some conceptual and historical considerations about the evolution of the topic in Brazil, and a critical analysis of the ambiguities manifested in the present concepts. It is believed that the discussion will lead to the identification of important aspects – found in existing contradictions – for the retrieval of the genesis and the development of this theme, in pursuit of a constructed temporariness.

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Biografía del autor/a

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-09-01

Cómo citar

NOGUEIRA, S. V. O redimensionamento teórico da perspestiva interdisciplinar nos anos 90: limites e possibilidades. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 223–242, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-743. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/743. Acesso em: 26 nov. 2024.