CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p.

Autores/as

  • Maria Helena Camara Bastos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-727

Palabras clave:

Educação, França, Imprensa de Educação e de Ensino

Resumen

A pesquisa histórica em fontes documentais muitas vezes se toma precária, tanto pelo desconhecimento do que há de documentos de pesquisa, como pela inadequada catalogação e conservação. Neste sentido, um repertório é um importante instrumento de trabalho para o pesquisador, pois inventaria, por ordem alfabética, um determinado tipo de fonte de pesquisa e sinaliza onde encontrá-la, facilitando a sua localização.

Nesta perspectiva, situa-se a presente obra dirigida por Pénélope Caspard-Karydis, que repertoria a imprensa de educação e de ensino, no período de 1941 a 1990, na França. Este repertório analítico dá continuidade a uma série de quatro volumes, publicados no período de 1981 a 1991, que abrangem os periódicos editados do século XVIII à 1940, indexando e analisando em tomo de 2.500 títulos. Este material mostrou-se um SI•gnificativo instrumento de frabalho, pela diversidade de informações que contém e as inúmeras pistas de reflexão, tanto aos historiadores, como aos sociólogos e todos aqueles que se interessam pela educação e seu passado. Também, inspirou em outros países a realização de repertórios similares (Nóvoa, 1993; Chiosso, 1997).

Palavras-chave: Educação; França; Imprensa de Educação e de Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Professora Titular de História da Educação no PPGEDU/UFRGS. Pesquisadora do CNPq.

Citas

BASTOS, Maria Helena Camara (1994). O novo e o nacional em revista: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942). Doutoramento em História e Filosofia da Educação. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.

BASTOS, Maria Helena Camara (1997). A imprensa periódica educacional no Brasil: de 1808 a 1940. In: CATANI, D.B. e BASTOS, M.H.C.(org) Educação em A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras. P.173-187.

CASPARD, Pierre (dir) (1981-1991) La presse d'éducation et d' enseignement. XVIII siècle- 1940. Répertoire analytique. Paris: INRP/ CNRS. Tome 1: A-C (1981); Tome 2. D-J (1984); Tome 3: K-R (1986); Tome 4: S-Z (1991).

CATANI, D. B. e BASTOS, M.H.C. (1997) Apresentaçâo. ln: CATANI, D.B. e BASTOS, M.H.C (org). Educação em Revista. A imprensa peri6dica e a historia da educação. São Paulo: Escrituras.

CHIOSSO, Giorgio (dir) (1997). La Stampa pedagógica e scolastica in Italia (1820-1943). Brescia : La Scuola.

NÔVOA, Antonio S. (1997) A Imprensa de Educação e de Ensino: concepção e organização do repert6rio português. In: CATANI, D.B. e BASTOS, M.H.C.(org) Educação em Revista. A imprensa peri6dica e a historia da educaçao. São Paulo : Escrituras. P.p. 11-31.

NÔVOA, Antonio S. (dir) (1993). A Imprensa de Educação e de Ensino. Repert6rio analítico (séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

OGNIER, P. (1984) L'ideologie des fondateurs et des administrateurs de l'École Républicaine à travers de la «Revue Pédagogique», de 1870 a 1900. Revue Française de Pédagogie. Paris, (66): 7-14, jan/fev/mars.

Publicado

2008-08-21

Cómo citar

BASTOS, M. H. C. CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d’éducation et d’enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 287–292, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727. Acesso em: 23 nov. 2024.