Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira

Autores/as

  • Lenira Weil Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-714

Palabras clave:

História, País, Educação

Resumen

Neste artigo, pretende-se analisar a interpretação feita por Fernando de Azevedo, represetante do escolanvismo, na obra A Cultura Brasileira. A obra apresenta momentos constituitivos que dão historicidade à História da Educação, dentro de uma visão sociólogica de análise e interpretação onde o Autor é marco da historiografia educacional no País, pois é constitutivo e produtor de uma mentalidade. 

Palavras-chaves: Educação; Páis; História.

ABSTRACT

This paper intend to analise the interpretation from Fernando de Azevedo, that "represent" the "escolanovismo" in the work "The Brasilian Culture". The work present constitutive moments that give the histority to the Education History, in a sociology vision of analise and interpretation where the author is one "marco" of the educacional history in the country, that is constitutive and "productor" of a mentality.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. 4 ed., revista e apliada, Editora Universidade de Brasília, 1963.

AZEVEDO, Fernando de. Novos Caminhos e Novos fins. 3 ed., São Paulo: Melhoramentos, 1958.

AZEVEDO, Fernando de. Educação etre dois mundos. São Paulo: Melhoramentos, 1958.

AZEVEDO, Fernando de. A Educação na encruzilhada. 2 ed., São Paulo: Melhoramentos, 1960.

AZEVEDO, Fernando de. A cidade e o campo na civlização industrial e outros estudos. São Paulo: Melhoramentos, 1962.

AZEVEDO, Fernando de. Sociologia Educacional. 6. ed., São Paulo: Melhoramentos, 1964.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

CÂNDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira. São Paul: Martins, 1962.

CUNHA, Luis Antônio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.

FERNANDES, Florestan. A Universidade Temporã. Rio de Janeiro: F Alves, 1986.

MOTA CG. Ideologia da Cultura Brasileira. (1933-1974). São Paulo: Ática, 1985.

RIBEIRO, Ma Luisa. História da Educação Brasileira. S.Paulo: Moraes, 1984.

SAVIANI, Dermeval. Ensino Público e Alguns Falas sobre a Universidade. S. Paulo: Cotez, 1987.

SODRÉ, N. W. Síntese da História da Cultura Brasileira. São Paulo? Difel, 1986.

VIEIRA, Evaldo. Por uma História da Educação que esteja presente no trabalho Educativo, in: Revista Educação e Sociedade, São Paulo: Cortez, 12 CEDES, ano IV, set 1982, p. 110-12.

XAVIER, Maria Elisabeth S. Poder Político e Educação de Elite. 2 ed., S. Paulo: Cortez, 1990.

XAVIER, Maria Elisabeth S. Capitalismo e Escola no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

Publicado

2008-08-21

Cómo citar

FERREIRA, L. W. Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 77–93, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-714. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/714. Acesso em: 22 dic. 2024.