Personalidade autoritária e personalidade antidemocrática: adesão a regimes autoritários e a movimentos totalitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70306

Palabras clave:

Formação, Totalitarismo, Personalidade Antidemocrática

Resumen

Resumo: O objetivo deste texto é, com base em obras de Hannah Arendt e de Theodor W. Adorno, destacar o que pode estar proporcionando, em nossos dias, a adesão individual a movimentos e a regimes totalitários. Para isso, de início, dar-se-á destaque à diferenciação feita por Arendt, em Origens do Totalitarismo, entre regimes autoritários, tal como o fascismo, e o totalitarismo, que como defende essa autora, caracterizou o nazismo e o stalinismo, para, em seguida, ressaltar modificações históricas do final do século XIX às décadas da primeira metade do século XX, conforme aqueles autores, que resultaram no isolamento dos indivíduos e na constituição de indivíduos autoritários e antidemocráticos, resultados esses devidos ao declínio da autoridade, da tradição e do pensamento, este último reduzido a repetições formais independentes de conteúdo. Por fim, propõe-se explicitar algumas das condições que permanecem, nos dias de hoje, que possibilitam formas distintas de violências expressadas pelos indivíduos autoritários e antidemocráticos, propícias a movimentos totalitários, a regimes fascistas e formalmente democráticos.

Palavras-chave: Formação; Totalitarismo; Personalidade Antidemocrática

Authoritarian personality and anti-democratic personality: adherence to authoritarian regimes and totalitarian movements

Abstract: The purpose of this text is, based on the works of Hannah Arendt and Theodor W. Adorno, to highlight what may be providing, in our days, individual adherence to totalitarian movements and regimes. For this, at first, emphasis will be given to the differentiation made by Arendt, in Origins of Totalitarianism, between authoritarian regimes, such as fascism, and totalitarianism, which, as this author defends, characterized Nazism and Stalinism, to , then highlight historical changes from the end of the 19th century to the decades of the first half of the 20th century, according to those authors, which resulted in the isolation of individuals and the constitution of authoritarian and anti-democratic individuals, results due to the decline of authority, of tradition and of thought, the latter reduced to formal repetitions independent of content. Finally, it is proposed to explain some of the conditions that remain today, which allow different forms of violence expressed by authoritarian and anti-democratic individuals, conducive to totalitarian movements, fascist and formally democratic regimes.

Keywords: Formation; Totalitarianism; Anti-Democratic Personality

Personalidad autoritaria y personalidad antidemocrática: adhesión a regímenes autoritarios y movimientos totalitarios

Resumen: El propósito de este texto es, a partir de los trabajos de Hannah Arendt y Theodor W. Adorno, resaltar lo que puede estar proporcionando, en nuestros días, la adhesión individual a los movimientos y regímenes totalitarios. Para ello, en un primer momento, se hará hincapié en la diferenciación que hace Arendt, en Los orígenes del totalitarismo, entre regímenes autoritarios, como el fascismo, y el totalitarismo, que, como defiende esta autora, caracterizó al nazismo y al estalinismo, para luego destacar históricamente cambios desde finales del siglo XIX hasta las décadas de la primera mitad del siglo XX, según esos autores, que se tradujeron en el aislamiento de los individuos y la constitución de individuos autoritarios y antidemocráticos, resultados debidos a la decadencia de la autoridad, de la tradición y del pensamiento, este último reducido a repeticiones formales independientes del contenido. Finalmente, se propone explicar algunas de las condiciones que subsisten en la actualidad, que permiten diferentes formas de violencia expresadas por individuos autoritarios y antidemocráticos, propicias para movimientos totalitarios, fascistas y regímenes formalmente democráticos.

Palabras Clave: Formación; Totalitarismo; Personalidad Antidemocrática

Data de registro: 01/08/2023

Data de aceite: 24/01/2024

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Leon Crochick, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. jlchna@usp.br. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/5516424346600815. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2767-3091   Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Processo n. 306916/2022-3.

Citas

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995 a.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.

ADORNO, Theodor Wiesengrund . Escritos Sociológicos I. Madri: Akal, 2004.

ADORNO, Theodor Wiesengrund . Sobre a relação entre sociologia e psicologia. Em ADORNO, Theodor Wiesengrund Ensaios sobre psicologia geral e psicanálise. São Paulo: ed. Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

ADORNO, Theodor Wiesengrund; FRENKEL-BRUNSWIK, Elsie; LEVINSON, Daniel. & SANFORD, R.Nevitt. The authoritarian personality. Nova Iorque: Harper and Row, 1950.

ADORNO, Theodor Wiesengrund & SIMPSON, George. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel (org): Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1986.

ANTUNES, Débora; & ZUIN, Antonio. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia e Sociedade, São Paulo, 20(1), p.33-42, 2008.

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 a.

ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, 2012b.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. .São Paulo: Perspectiva, 2019.

ARENDT, Hannah. Pensar sem corrimão: compreender 1953-1975.Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

AUTOR, 2019.

AUTOR, 2021.

BUENO, Sinésio Ferraz. Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação. Educ. rev. (49), 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016

FANTE, Cleodelice Aparecida Zonato. Fenomeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus ed., 2005.

FREUD, Sigmund.O Mal-Estar na Civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

HORKHEIMER, Max & ADORVO, Theodor Wiesengrund. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

KANT, Immanoel. Resposta à pergunta o que é Esclarecimento? E outros textos. São Paulo: Penguin e Companhia das Letras, 2022.

OLWEUS, Dan. Bullying in school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell; 1993.

ZAMORA, José A. H. Arendt y Th. W. Adorno: pensar frente a la barbarie. ARBOR CLXXXVI 742 245-263, 2010. https://doi.org/10.3989/arbor.2010.742n1105

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

CROCHICK, J. L. Personalidade autoritária e personalidade antidemocrática: adesão a regimes autoritários e a movimentos totalitários. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1689–1718, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70306. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70306. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Teoria Crítica 100 Anos