A formação do educador

uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte

Autores/as

  • Selmo Haroldo Resende Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696

Palabras clave:

Jean-Paul Sartre, Filosofia da Educação, Existencialismo

Resumen

Abstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history.

Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism.

 

Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história.

Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Selmo Haroldo Resende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Assistente da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Lisboa: Editora presença, s/d.

_______. Sartre no Brasil: A conferência de Araraquara (Filosofia Marxista e Ideologia Existencialista). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_______. Questão de Método. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

Publicado

2008-08-18

Cómo citar

RESENDE, S. H. A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 30, p. 53–66, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696. Acesso em: 23 nov. 2024.