A formação de professores no contexto educacional brasileiro

Autores/as

  • Olenir Maria Mendes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682

Palabras clave:

Professores – Formação, Licenciatura, Ensino Superior

Resumen

Abstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area.

Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School.

 

Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação.

Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

ANFOPE. Documento final IX encontro nacional. Campinas ANFOPE, 1998.

ARROYO, Miguel. Reinventar e formar o profissional da educação básica. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. v. 1. p.47-67.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, v. 134, n.248, p.27833-27841, 23 dez. 1996.

BRZEZINSKI, I. Perplexidades na formação de profissionais da educação frente a LDB 9.394/96: a (re)significação da formação do pedagogo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 20., 1997, Caxambu. Anais... [disquete]. Caxambu: ANPED, 1997.

DEMO, Pedro. A nova LDB ranços e avanços. Campinas: Papirus, 1997.

DURHAM, Eunice R. O sistema federal de ensino superior: problemas e alternativas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 8, n. 23, p.537, out. 1993.

FORUM DE LICENCIATURA DA USP, 1991, São Paulo. Discussão das conclusões dos grupos temáticos. São Paulo: USP, 1991. v. 2. Terceira fase.

FORUM DAS LICENCIATURAS, 1997, Belo Horizonte. " de professores". Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação, Faculdade de Educação, 1997, 36.

FREI BETO. Neoliberalismo - a nova face do capitalismo. Revista de Educação AEC. Brasília, n. 100, p.13-23, 1996.

GARCIA, Regina Leite. A escola como espaço de luta por hegemonia. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo, v. 1. p.127-143, 1996.

GENTILI, Pablo & SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Neoliberalismo. Qualidade Total e Educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1994.

MENDES, Olenir Maria. Os cursos de Licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da educação. Uberlândia, 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Uberlândia, 1999.

SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação LDB trajetória limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

____. Da nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: Por unia outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.

SGUISSARDI, Valdemar (org.). Avaliação Universitária em questão reformas do estado e da educação superior. Campinas : Autores Associados, 1997.

SOARES, M. C. C. Banco Mundial: políticas e reformas. In: TOMMASI, L; WARDE, M. J. & HADDAD, S. (org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo : Cortez/ Puc - SP, 1996, p. 15-40.

_____. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo : Cortez/ Puc - SP, 1996.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Fórum de Licenciatura: proposta de reestruturação dos cursos de Licenciatura. São Paulo, 1992. IIP.

Publicado

2008-08-13

Cómo citar

MENDES, O. M. A formação de professores no contexto educacional brasileiro. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 75–91, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682. Acesso em: 24 nov. 2024.