Autonomia como ideal regulador da Universidade Moderna: sentidos e limites

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-67504

Palabras clave:

Autonomia, Universidade, Modernidade

Resumen

Resumo: Neste artigo, a partir de pesquisa teórica, objetiva-se refletir sobre os sentidos do conceito de autonomia da universidade moderna e algumas das suas importantes limitações epistemológicas, políticas e curriculares. Para isso, buscou-se dados nas fontes bibliográficas citadas e referenciadas no texto, de modo especial no pensamento de Bacon, Kant e Descartes. A metodologia adotada consistiu na leitura, análise, comentário e crítica dos textos selecionados, tomando-se cada um enquanto unidade de sentido, mas também confrontando e problematizando os enunciados e teses diversas numa tentativa de “desconstrução” e “ampliação” de significados. Nesse exercício de reflexão, compreendeu-se que os diversos sentidos de autonomia são símbolos privilegiados da atividade universitária desde a sua origem até os dias atuais, atravessando o debate entre liberalismo e marxismo, característico da modernidade. Verificou-se que há possibilidades e limites contextuais para o exercício da autonomia e que o jogo entre ser e dever-ser da universidade atravessa diversos discursos e tempos, reunindo em torno de si uma complexa e contraditória rede de compreensões em torno deste conceito.        

Palavras-chave: Autonomia; Universidade; Modernidade

Autonomy as a regulatory ideal of the Modern University: meanings and limits

Abstract: This article, based on theoretical research, aims to reflect on the meanings of the concept of autonomy in the modern university and some of its important epistemological, political and curricular limitations. For this, information was sought in the bibliographic sources cited and referenced in the text, especially in the thinking of Bacon, Kant and Descartes. The methodology consisted of reading, analyzing, commenting and criticizing the selected texts, taking each one as a unit of meaning, but also confronting and problematizing the different statements and ideas in an attempt to “deconstruct” and “enlarge” meanings. In this exercise of reflection, it was understood that the various senses of autonomy are privileged symbols of university activity from its origins to the present, crossing the debate between liberalism and marxism, characteristic of modernity. It was found that there are possibilities and contextual limits for the exercise of autonomy and that the game between being and being-ought of the university crosses different discourses and times, gathering around itself a complex and contradictory network of comprehensions around this concept.

Keywords: Autonomy; University; Modernity. 

La autonomía como ideal regulador de la Universidad Moderna: significados y límites

Resumen: Este artículo, basado en investigación teórica, tiene como objetivo reflexionar sobre los significados del concepto de autonomía en la universidad moderna y algunas de sus importantes limitaciones epistemológicas, políticas y curriculares. Para ello se buscó información en las fuentes bibliográficas que se citan y referencian en el texto, especialmente en el pensamiento de Bacon, Kant y Descartes. La metodología adoptada consistió en leer, analizar, comentar y criticar los textos seleccionados, tomando cada uno como unidad de sentido, pero también confrontando y problematizando los diferentes enunciados y tesis en un intento de “deconstruir” y “ampliar” los significados. En este ejercicio de reflexión, se entendió que los diversos sentidos de autonomía son símbolos privilegiados de la actividad universitaria desde sus orígenes hasta la actualidad, atravesando el debate entre el liberalismo y el marxismo, característico de la modernidad. Se constató que existen posibilidades y límites contextuales para el ejercicio de la autonomía y que el juego entre el ser y el deber-ser de la universidad atraviesa diferentes discursos y tiempos, reuniendo en torno a sí una compleja y contradictoria red de entendimientos en torno a este concepto.

Palabras clave: Autonomia; Universidad; Modernidad.

Data de registro: 12/11/2022

Data de aceite: 23/082023

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: damiao@ufpa.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717970084199162. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8247-8803.

Raphael Carmesin Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnico Administrativo na Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: raphael.carmesin@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3067402692125478. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0966-0174.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BACON, Francis. Novum Organum; Nova Atlântida. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CASSIRER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo. 3ª. Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

CASTANHO, Sérgio E. M. A Universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma Passos A. Ca.; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. Pedagogia universitária: a aula em foco. 3ª. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

CHAUÍ, Marilena de S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001. https://doi.org/10.7476/9788539303045

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Lisboa: Francisco Franco, 1984.

DEWEY, John. Democracia e educação. 4ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DINIZ, Marli. Os Donos do saber: profissões e monopólios profissionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora INIJUÍ, 1998.

GIANNOTTI, José A. Marx: vida & obra. Porto Alegre: L& PM, 2000.

KANT, Emmanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1994.

KANT, Emmanuel. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2001.

KANT, Emmanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

KANT, Emmanuel. Le Conflit des facultes. Paris: Vrin, 1973.

KANT, Emmanuel. Réflexions sur l’éducation. Paris: Vrin, 1980.

KONDER, Leandro. O Futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã; Feuerbach. 5ª. Ed. São Paulo: HUCITEC, 1986.

MILL, John S. Ensaio sobre a liberdade. São Paulo: Editora Escala, 2006.

MILL, John S. O Governo representativo. São Paulo: IBRASA, 1983.

PELUSO, Alberto L. (org.). Ética e utilitarismo. Campinas, SP: Editora Alínea, 1998.

PINTO, Álvaro V. A Questão da universidade. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

POPPER, Karl. O Racionalismo crítico na política. 2ª. Ed. Brasília: Editora da UnB, 1994.

ROMANO, Roberto. Universidade: entre as luzes e nossos dias. In: CARVALHO, Antônio Paes de et al. A crise da universidade. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

THAYER, Willy. A Crise não moderna da universidade moderna. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. 6ª. Ed. Porto Alegre: Globo, 1979.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do pensamento grego. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1989.

VERNEAUX, Roger ; Le Vocabulaire de Kant : doctrines et méthodes. France: Aubier-Montaigne, 1967.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2024-02-09

Cómo citar

BEZERRA OLIVEIRA, D.; GOMES, R. C. Autonomia como ideal regulador da Universidade Moderna: sentidos e limites. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1377–1408, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-67504. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67504. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos