Atuação do intérprete educacional e o aprender surdo: análise da posição-mestre na relação educativa em sala de aula inclusiva

Autores/as

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gabriel Silva Xavier Nascimento Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0001-9308-7296

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66231

Palabras clave:

Libras, Posição-mestre, Intérprete Educacional

Resumen

Resumo: A atuação do tradutor e intérprete de língua de sinais no contexto educacional inclusivo é tema de constantes embates teóricos acerca da concepção de seu “papel”. Desse modo, verificam-se prescrições que delimitam suas práticas e atribuições pela caracterização de uma pretensa “identidade” profissional. Na contramão disso, esse estudo tenciona um adensamento analítico acerca daquilo que é produzido na atividade interpretativo-pedagógica do intérprete educacional, fora do âmbito da “identidade profissional”, mas no âmbito das efetivas ações produzidas pela posição e contextos de ensino, assumidos na prática cotidiana. Assim, entende-se que essa função interpretativa se constitui na lógica da “diferença”, pela ativação relacional e pedagógica com o sujeito surdo no contexto escolar. A tese empreendida é a de que a função pedagógica do intérprete educacional é estabelecida como efeito do ato educativo. Nosso foco se dará na análise do aprender surdo e sua co-construção de conhecimento, produzidos com e pelos signos emitidos pelo intérprete educacional como efeito do acontecimento educativo. Portanto, cabe neste artigo, analisar o movimento conceitual da posição-mestre a partir dos estudos da hermenêutica do sujeito, em Michel Foucault, sendo ela articuladora da função interpretativo-pedagógica do intérprete educacional que se materializa no e pelo contexto de ensino.

Palavras-chave: Intérprete Educacional; Libras; Posição-Mestre

The role of the educational interpreter and deaf learning: an analysis of the master position in the educational relationship in an inclusive classroom

Abstract: Sign language translators and interpreter’s part within inclusive education constantly rises theoretical debates about the conception of their “role”. Thus, we commonly see prescriptions that delimit their practices and attributions by characterizing a supposed professional “identity”. Nevertheless, this study aims to analyze what is produced in the interpretive-pedagogical activity of the educational interpreter, beyond the scope of “professional identity”, and within the effective actions produced by the position and context assumed on a daily basis. Thus, we understand that this interpretative function is constituted in the logic of “difference”, by relational and pedagogical activation with the deaf subject in the school context. The thesis undertaken is that the pedagogical function of the educational interpreter is established as an effect of the educational act. We focus on the analysis of deaf learning and its co-construction of knowledge, produced with and by the signs emitted by the educational interpreter as an effect of the educational event. Therefore, this article analyzes the conceptual movement of the master position from the studies of the hermeneutics of the subject, in Michel Foucault, assuming it as an articulator of the interpretative-pedagogical function of the educational interpreter that materializes in and through the teaching context.

Keywords: Educational Interpreter; Libras; Master Positio

El papel del intérprete educativo y el aprendizaje de los sordos: un análisis de la posición del maestro en la relación educativa en un aula inclusiva

Resumen: El papel de los traductores e intérpretes de lengua de señas en la educación inclusiva suscita constantemente debates teóricos sobre la concepción de su “papel”. Es habitual ver prescripciones que delimitan sus prácticas y atribuciones caracterizando una supuesta “identidad” profesional. Sin embargo, este estudio pretende analizar lo que se produce en la actividad interpretativa-pedagógica del intérprete educativo, más allá del ámbito de la “identidad profesional”, y dentro de las acciones efectivas producidas por la posición y el contexto asumidos cotidianamente. Así, entendemos que esta función interpretativa se constituye en la lógica de la “diferencia”, por la activación relacional y pedagógica con el sujeto sordo en el contexto escolar. La tesis es que la función pedagógica del intérprete educativo se establece como efecto del acto educativo. Nos centramos en el análisis del aprendizaje de los sordos y su co-construcción del conocimiento, producido con y por los signos emitidos por el intérprete educativo como efecto del acto educativo. Para esto, este artículo analiza el movimiento conceptual de la posición de maestro desde los estudios de la hermenéutica del sujeto, en Michel Foucault, asumiéndola como articuladora de la función interpretativa-pedagógica del intérprete educativo que se materializa en y a través del contexto docente.

Palabras clave: Intérprete Educativo; Libras; Puesto De Maestro

 Data de registro: 06/07/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta III na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: vanymartins@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4768682330164550. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3170-293X.

Gabriel Silva Xavier Nascimento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação Especial (UFSCar) e em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Unifesp). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Libras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). E-mail: tilgabriel@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4507944299087617. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9308-7296.

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Publicado

2023-01-04

Cómo citar

MARTINS, V. R. de O.; NASCIMENTO, G. S. X. Atuação do intérprete educacional e o aprender surdo: análise da posição-mestre na relação educativa em sala de aula inclusiva. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1715–1744, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66231. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66231. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Educação, produção de subjetividade e cuidado de si: a atualidade de 'A hermenêutica do sujeito'"