O cuidado de si na pesquisa educacional brasileira: uma noção-problema

Autores/as

  • Júlio Roberto Groppa Aquino Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
  • Cintya Regina Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66204

Palabras clave:

Michel Foucault, Pesquisa Educacional, Periódicos Educacionais, Cuidado de Si

Resumen

Resumo: O presente ensaio inspirado na semiologia barthesiana tem por objetivo tematizar alguns desafios implicados no gesto aparentemente extemporâneo de escutar a escrita materializada no curso foucaultiano A Hermenêutica do sujeito. Trata-se de um exercício especulativo que, situando a educação no contexto das artes de viver, aborda o interesse crescente nas aulas ministradas por Foucault dedicadas à genealogia do sujeito implicada nas técnicas de si. Nesse percurso, defendemos que a atenção à escuta da voz que vem da escrita dessas aulas interfere diretamente na recepção crítica da ética do cuidado de si. No limite, o que se busca enfatizar é como o tema do cuidado de si emerge inseparável de um gesto pedagógico que resulta de um estado singular de enunciação do pensamento.

Palavras-chave: Hermenêutica do Sujeito; Foucault; Artes de Viver; Aula

For a pleasurable semiology of Hermeneutics of the Subject

Abstract: The present essay, inspired by Barthesian semiology, aims to discuss some of the challenges involved in the apparently extemporaneous gesture of listening to the writing materialized in the Foucauldian course The Hermeneutics of the Subject. This is a speculative exercise that, placing education in the context of the arts of living, addresses the growing interest in the classes taught by Foucault dedicated to the genealogy of the subject implicated in the techniques of the self. In this course, we argue that attention to listening to the voice that comes from the writing of these classes interferes directly in the critical reception of the ethics of the care of the self. In the limit, what we seek to emphasize is how the theme of the care of the self emerges inseparable from a pedagogical gesture that results from a singular state of enunciation of thought.

Key-words: Hermeneutics of the Subject. Foucault; Arts of Living; Class

Pour une sémiologie du plaisir de L'Herméneutique du sujet

Résumé: Le présent essai, inspiré de la sémiologie barthésienne, vise à thématiser certains des enjeux du geste apparemment extemporané d'écoute de l'écriture matérialisée dans le cours foucaldien L'Herméneutique du sujet. Il s'agit d'un exercice spéculatif qui, plaçant l'éducation dans le contexte des arts de vivre, aborde l'intérêt croissant pour les cours de Foucault consacrés à la généalogie du sujet impliqué dans les techniques du soi. Dans ce parcours, nous soutenons que l'attention portée à l'écoute de la voix qui émane de l'écriture de ces classes interfère directement avec la réception critique de l'éthique du souci de soi. A la limite, ce que nous cherchons à souligner, c'est comment le thème du souci de soi émerge inséparable d'un geste pédagogique qui résulte d'un état singulier d'énonciation de la pensée.

Mots-clés: Herméneutique du Sujet; Foucault ; Arts de Vivre; Leçon

Data de registro: 03/07/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

Júlio Roberto Groppa Aquino, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. E-mail: groppaq@usp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1124623998211027. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-9303.

Cintya Regina Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: cintyaribeiro@usp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7031264898655073. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7924-4539.

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Publicado

2023-01-04

Cómo citar

AQUINO, J. R. G.; RIBEIRO, C. R. O cuidado de si na pesquisa educacional brasileira: uma noção-problema. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1553–1601, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66204. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66204. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Educação, produção de subjetividade e cuidado de si: a atualidade de 'A hermenêutica do sujeito'"