O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095

Palabras clave:

Mapeamento, Educação Física, Currículo Cultural

Resumen

Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias.

Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física

Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy

Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants.

Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education

El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia

Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales.

Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física

Data de registro: 26/06/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: mgneira@usp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5159221005050962 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1054-8224.

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). E-mail: mario.nunes@fef.unicamp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7343706723909071. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0680-5777.

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1449–1479, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos