Entre o ranking e o rating: A avaliação digital docente na era da sociedade métrica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65418Palabras clave:
Avaliação Docente, Algoritimos, Sociedade Métrica, Cultura DigitalResumen
Resumo: Os processos avaliativos, na universidade, são perpassados por um ethos que prima pela quantificação e pelo ranqueamento. Em decorrência, observa-se cada vez mais a descaracterização da avaliação na sua acepção qualitativa e, consequentemente, formativa. A afirmação desse ethos, na universidade, bem como na sociedade, é facilitada pelos algoritmos de big data, os quais estão na base da constituição da chamada “sociedade métrica”, em que há uma tendência geral para utilizar formas quantitativas para realizar classificações sociais. Neste texto, com respaldo em revisão de literatura, objetiva-se refletir sobre dois processos de avaliação de docentes que atuam no ensino superior e que ultrapassam o espaço acadêmico pela sua dimensão pública espetacularizada: a) o ranqueamento da produção docente, por meio do índice h; e b) a avaliação realizada por estudantes em sites públicos, neste caso específico, o site de avaliação docente ratemyprofessors.com. A partir destas duas estratégias de avaliação, professores, pesquisadores e alunos envolvem-se em uma espécie de certame onde se mostrar, ser visto, monitorado, classificado passa a ser critério de aprovação (percebido) ou, no limite, perda de financiamentos e do próprio trabalho (cancelado).
Palavras-chave: Avaliação Docente; Algoritmos; Sociedade Métrica; Cultura Digital.
Entre el ranking y el rating: La evaluación digital del profesor en la era de la sociedad métrica
Resumen: Los procesos de evaluación en la universidad están impregnados de un ethos que busca la cuantificación y el ranqueo. Como resultado, se observa cada vez más la descaracterización de la evaluación en su sentido cualitativo y, en consecuencia, formativo. La afirmación de este ethos, tanto en la universidad como en la sociedad, se ve facilitada por los algoritmos de big data, que están en la base de la constitución de la llamada “sociedad métrica”, en la que existe una tendencia generalizada a utilizar formas cuantitativas para realizar clasificaciones sociales. En este texto, apoyado en una revisión de la literatura, el objetivo es reflexionar sobre dos procesos de evaluación de profesores que laboran en la educación superior y que van más allá del espacio académico por su dimensión pública espectacularizada: a) el ranking de la producción docente, a través del índice h, b) la evaluación realizada por los estudiantes en los sitios web públicos, en este caso concreto, el sitio web de evaluación del profesorado ratemyprofessors.com. A partir de estas dos estrategias de evaluación, docentes, investigadores y estudiantes se involucran en una especie de certamen en el que mostrarse, ser visto, monitoreado, clasificado se convierte en un criterio de aprobación (percibido) o, en última instancia, pérdida de financiamiento y trabajo propio (cancelado).
Palabras-clave: Evaluación Docente; Algoritmos; Sociedad Métrica; Cultura Digital.
Between ranking and rating: Digital evaluation of professors in the metric society
Abstract: Evaluation processes at universities are permeated by an ethos that emphasizes quantification and ranking. As a result, an increasing discharacterization of the qualitative and thus educational sense of evaluation is observed. The affirmation of this ethos in universities, and in society as a whole, is facilitated by big data algorithms, which are at the foundation of the constitution of the so-called ‘metric society’, in which there is a general trend to use quantitative forms to conduct social classifications. This text, supported by a review of the literature, reflects on two processes of evaluation of professors of higher education that go beyond the academic space because of their spectacularized public dimension: the ranking of professor production, by the “h index” and b) evaluations conducted by students on public online sites, in this case, the ratemyprofessors.com site. Based on these two evaluation strategies, professors, researchers, and students are involved in a dispute in which displaying oneself, being seen, monitored, and classified become criteria for (perceived) approval, or, at the limit, for a loss of financing for one’s work (canceling).
Keywords: Evaluation Of Professors; Algorithms; Metric Society; Critical Theory; Digital Culture.
Data de registro: 15/04/2022
Data de aceite: 13/12/2022
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. W.; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural, o esclarecimento como mistificação das massas. In: Dialética do esclarecimento, fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1986.
ALPAYDIN, Ethem. Machine learning. Cambridge: Mit press, 2016.
BEER, David. Power metric. London: Palgrave Macmillan, 2016.
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem. Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Editora Ubu, 2021.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, Set./Dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002.
CLAYSON, Dennis. What does ratemyprofessors.com actually rate? Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 93, n. 6, p. 678-698. 2014.
Disponível em: https://doi.org/10.1080/02602938.2013.861384. Acesso em: 10 jun. 2021.
FERNÁNDEZ LIRIA, Carlos; SERRANO GARCÍA, Clara. El Plan Bolonia. Madrid: Catarata, 2009.
FLOREDI, Luciano; SANDERS, J. W. On the morality of artificial agents. Minds and Machines, p.1-23, August 2004.
GREENGARD, Samuel. The internet of things. Cambridge: MIT press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10277.001.0001.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Petrópolis: Vozes, 2015.
LEMOS, Amanda. Reconhecimento facial cresce no Brasil; entenda os riscos. Folha de S. Paulo, São Paulo, Caderno A17, domingo, 8 de agosto de 2021.
LOH, Janina. Roboterethik: eine Einführung. Berlin: Suhrkamp Verlag, 2019.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnologias. São Paulo: Edusp, 2001.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
MAU, Steffen. The metric society: on the quantification of the social. Cambridge: Polity Pess, 2019.
MENIN, Natália. Mal-estar entre professores em início de carreira diante de pressões do SARESP. 2020. Tese (Doutorado) Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, 2020.
MITSCHERLICH, Alexander. Auf dem Weg zur vaterlosen Gesellschaft. Weinheim, Basel, Berlin: Beltz Taschenbuch, 2003.
OTTO, James; SANFORD, Douglas A.; ROSS, Douglas. Does ratemayprofessor.com really rate my professor? Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 33, n. 4, p. 355-368, August 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/02602930701293405.
OZGA, Jeniffer. Governing education through data in England: from regulation to self‐evaluation. Journal of Education Policy, v. 24, n.2, p. 149-162, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/02680930902733121.
PASQUALE, Frank. The black box society – the secrets algorithms that control money and information. MA: Harvard university press, 2015. DOI: https://doi.org/10.4159/harvard.9780674736061.
PIERRO, Bruno. O mundo mediado por algoritmos. Revista Fapesp, ed. 266, abril de 2018.
SUTHERLAND, John. Directive decision devices: reversing the locus of authority in human-computer associations. Technological forecasting & social change, p. 1.068-1.089, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2007.08.005.
THOMPSON, John. Books in the digital age. Cambridge (UK) e Malden (USA): Polity, 2005.
TÜRCKE, Christoph. Digitale Gefolgshaft: auf dem Weg in eine neue Stammesgesellchaft. München: C.H. Beck Verlag, 2019. DOI: https://doi.org/10.17104/9783406731822.
TÜRCKE, Christoph. Erregte Gesellshaft: Philosophie der Sensation. München: C.H. Beck Verlag, 2002.
WATERS, Linsay. Inimigos da esperança. Publicar, perecer e o eclipse da razão. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ZHANG, Tianbo. The Internet of things promoting higher education revolution. Fourth International Conference on Multimedia Information Networking and Security, Guangzhou, vol.1, p.790-793, 2012. DOI: https://doi.org/10.1109/MINES.2012.231
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Antônio Alvaro Soares Zuin, Lucídio Bianchetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.