Conhecimento, Conteúdo e Utopia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276

Palabras clave:

Conhecimento, Conteúdo, Utopia, Contradição, Verdade

Resumen

Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes para se conhecer verdadeiramente as coisas e, com isso, acessar os seus conteúdos inerentes, como é a perspectiva de uma educação crítica.

Palavras-chave: Conhecimento; Conteúdo; Utopia; Contradição; Verdade.

Knowledge, Contents and Utopia

Abstract: The aim of this text is to expose a view on how knowledge, content and utopia are planned within the philosophies of Plato (2000; 2016) and Theodor Adorno (2009). It is a bibliographical research, which seeks to articulate the ideas of the mentioned authors through a dialogue of considerations that passes, especially, through the platonic ideas of justice and truth, as well as the adornian ideas of contradiction and non-identity. This study understands that such concepts are important to truly know things and, with that, access their inherent contents, as is the perspective of a critical education.

Keywords: Knowledge; Contents; Utopia; Contradiction; Truth.

Saber, Contenidos y Utopía

Resumen: El objetivo de este texto es exponer una mirada sobre cómo se planifican el conocimiento, el contenido y la utopía dentro de las filosofías de Platón (2000; 2016) y Theodor Adorno (2009). Se trata de una investigación bibliográfica que busca articular las ideas de los citados autores a través de un diálogo de consideraciones que transita, especialmente, por las ideas platónicas de justicia y verdad, así como las ideas adornianas de contradicción y no identidad. Este estudio entiende que tales conceptos son importantes para conocer verdaderamente las cosas y, con ello, acceder a sus contenidos inherentes, como es la perspectiva de una educación crítica.

Palabras clave: Conocimiento; Contenido; Utopía; Contradicción; Verdad.

 

Data de registro: 31/03/2022

Data de aceite: 13/12/2022

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Biografía del autor/a

Maria Angélica Cezario, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Efetiva do Instituto Federal de Goiás.

Citas

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

CEZARIO, M. A. Conhecimento, Conteúdo e Utopia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 79, p. 505–528, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos