Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021
Palabras clave:
filosofia medieval, escolática tardia, cultura digital, fenomenologia, Pedagogia do Oprimido, educação básicaResumen
Prezado leitor e prezada leitora
Permita-me iniciar este editorial em formato de carta. Explicito minha intenção: penso que tal artifício linguístico tem a potencialidade de nos aproximar e de nos implicar numa narrativa que vai se construindo ao longo de cada linha. Após dois anos de pandemia por COVID-19, aproximação tem sido um luxo e uma necessidade. Se ainda não podemos estar juntos em função de uma nova onda da doença (desta vez causada cepa ômicron), que o texto, em toda a sua plenitude, tenha condições de nos trazer mais alento em tempos tão difíceis - tanto do ponto de vista da saúde pública quanto da política, educação e economia.
A pós-graduação brasileira tem passado por um verdadeiro calvário no que se refere aos processos constitutivos e avaliativos. Iniciamos o quadriênio de uma forma e já não sabemos ao certo como terminará. Aliás, já nem sabemos se teremos de fato a avaliação de um quadriênio, posto que atravessamos um período de exceção que, de uma forma ou de outra, precisa ser considerado. Mas, como “considerar”? Não sabemos. Quais são as possibilidades? Desconhecemo-las.
Nesse terreno altamente movediço, restam-nos o bálsamo e o deleite da leitura, do prazer do conhecimento, do sabor do saber. Para além das exigências de publicações que, ironicamente, já nos alertam: “publique ou pereça[1]”, manter-nos serenos mesmo estando no olho do furacão é já um movimento de resistência. Se é assim, convido-o, prezado leitor, a desfrutar dessa publicação com calma e tranquilidade, seguro de que, em que pese toda a aceleração do mundo, você tem direito ao ócio.
__________________
[1] O termo entre aspas é uma referência ao nome do software (Publish or Perish) que tem sido cada vez mais utilizado por diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento no mundo todo. Esse software extrai dados de publicações em diversas bases e calcula, por meio de estatística, o impacto de pesquisa segundo critérios como: número total de citações, número médio de citações por artigo, número médio de citações por ano, índice H e parâmetros relacionados, análise do número de autores por artigo etc.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vanessa Matos dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.