Apresentação do Dossiê Colóquio Medieval
Palabras clave:
Apresentação do Dossiê Colóquio MedievalResumen
Os textos que compõem o presente dossiê são versões adaptadas para publicação, versões estendidas ou ainda textos relacionados às exposições que os autores fizeram no II Colóquio de Filosofia Medieval da UFU, ocorrido em novembro de 2020 como parte da XXIII Semana de Filosofia da UFU.
A nota triste que queremos destacar é o falecimento do professor Jakob Hans Josef Schneider, organizador daquele colóquio e professor de filosofia medieval do Instituto de Filosofia da UFU, ao qual a Revista Educação e Filosofia é ligada. O professor Jakob, como o chamávamos, faleceu no último dia do fatídico ano de 2020, ano em que todos tivemos de adaptar nossas atividades de ensino, pesquisa e comunicação para o modo remoto, com a ajuda da internet, isolados em casa que precisamos ficar por causa da pandemia da COVID-19; no momento em que escrevo essas linhas, ainda permanecemos neste modo isolado. Assim, esse conjunto de textos é também um testemunho de nosso esforço em manter as atividades normais em circunstâncias tão adversas.
Era um projeto do professor Jakob Schneider a publicação, em formato de dossiê da Revista Educação e Filosofia, dos textos apresentados e/ou suscitados pelas comunicações dos eminentes colegas pesquisadores da área de filosofia medieval que se conectaram conosco entre os dias 3 a 14 de novembro de 2020, via RNP e transmissão simultânea pelo YouTube, algo que tivemos de aprender a fazer, com o sempre solícito apoio dos servidores técnicos do IFILO/UFU.
Dessa forma, é como homenagem póstuma ao nosso colega que tomamos a cabo a organização deste dossiê que passo a apresentar. O dossiê consta de cinco textos de alguns dos participantes daquele evento; infelizmente ficamos devendo o texto do próprio professor Jakob Schneider, que certamente comporia com os demais, mas ao qual não tivemos acesso após a sua partida repentina.
Ao final do dossiê os leitores encontrarão o obituário escrito pelos professores Stéfano Paschoal, do ILEEL/UFU e Lucas Nogueira Borges, do IFILO/UFU, companheiros diretos do professor Jakob Schneider nas lides do Centro Internacional de Estudos Medievais da UFU e, certamente, continuadores de seu trabalho.
Sob diferentes aspectos, autores e perspectivas, os cinco textos aqui reunidos abordam os caminhos da filosofia medieval, especialidade de seus autores, no início da Idade Moderna. A filosofia esteve presente nas terras latino-americanas já nos princípios da era moderna, no século XVI; mas, sendo a atividade pedagógica monopolizada pela Igreja Católica, o ensino e disseminação da filosofia dependeu de instituições, autores e currículos ainda ligados à tradição escolástica, que alguns autores chamam de Segunda Escolástica. Vejamos como cada um dos textos se relaciona com esse aspecto, que deu unidade ao nosso Colóquio e unifica também as contribuições desse dossiê.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Anselmo Tadeu Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.