A filosofia na Pedagogia do Oprimido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63371

Palabras clave:

Pedagogia do Oprimido, Fenomenologia, Marxismo, Dialética

Resumen

Resumo: O artigo pretende realizar uma aproximação introdutória da filosofia presente na obra Pedagogia do Oprimido (1968) de Paulo Freire. Seguindo o fluxo original da obra em quatro seções, analisa-se como conceitos criados ou utilizados por Freire correspondem a ou dialogam com conceitos de algumas correntes filosóficas, sobretudo, a fenomenologia, o existencialismo, a dialética hegeliana e o pensamento marxiano e marxista em geral. Entre outros temas, também são abordados o cristianismo crítico de Freire, a legitimidade da violência do oprimido, a aderência do oprimido ao opressor (passando rapidamente por alguns conceitos psicanalíticos), a catarse da metodologia. Destaca-se ainda a forte influência sobre Freire exercida pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto.

Palavras-chave: Pedagogia do Oprimido; Dialética; Fenomenologia; Marxismo

Philosophy in Pedagogy of the Opressed

Abstract: The article intends to carry out an introductory approach to the philosophy present in the work Pedagogy of the Oppressed (1968) by Paulo Freire. Following its original flow in four sections, it is analyzed how concepts created or used by Freire correspond to or dialogue with concepts from several philosophical currents such as phenomenology, existentialism, Hegelian dialectics and Marxian and Marxist thought in general. Freire's critical Christianity, the legitimacy of the violence of the oppressed, the adherence of the oppressed to the oppressor (quickly passing through some psychoanalytic concepts) and the catharsis of methodology are also addressed topics. The strong influence of the Brazilian philosopher Álvaro Vieira Pinto on Freire is highlighted as well.

Key-words: Pedagogy of the Oppressed; Dialectics; Phenomenology; Marxism

La philosophie en Pédagogie des Opprimés

Résumé: L'article vise à réalizer une approche introductive à la philosophie présente dans l'ouvrage Pédagogie des opprimés (1968) de Paulo Freire. Suivant sa flux original en quatre sections, il est analysé comment les concepts créés ou utilisés par Freire correspondent ou dialoguent avec des concepts de certains courants philosophiques, surtout la phénoménologie, l'existentialisme, la dialectique hégélienne et la pensée marxienne et marxiste en général. Le christianisme critique de Freire, la légitimité de la violence de l'opprimé, l'adhésion de l'opprimé à l'oppresseur (en passant rapidement par quelques concepts psychanalytiques) et la catharsis de la méthodologie sont themes également abordés. Il est remarqué aussi la forte influence du philosophe brésilien Álvaro Vieira Pinto sur Freire.  

Mots-clés: Pédagogie Des Opprimés; Dialectique; Phénoménologie; Marxisme

Data de registro: 25/09/2021

Data de aceite: 01/12/2021

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Biografía del autor/a

João Wilson Sobral Santos, UERJ

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Filosofia (UERJ). E-mail: joaow95@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5613795948202656. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0263-8043.

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

SOBRAL SANTOS, J. W. A filosofia na Pedagogia do Oprimido. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 943–969, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63371. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63371. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos