Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-62439

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Campo Científico-Filosófico, História do Ensino de Filosofia

Resumen

Resumo: Objetiva-se perspectivar as discussões sobre o campo científico-filosófico “Ensino de Filosofia” e seu estatuto epistemológico, reconstituindo historicamente alguns acontecimentos e uma percepção possível de sua emergência na realidade brasileira. Primeiramente, retoma-se o debate através das pesquisas de Velasco, figura de destaque e agenciadora do assunto nos últimos anos. Apresentam-se suas teses e posicionamentos, cujos desdobramentos apontam para a existência de um campo científico-filosófico consolidado na última década. Posteriormente, reconstrói-se uma narrativa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento do campo que ressoa em suas análises. Explora-se uma movimentação política e acadêmica ocorrida no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, realizada por professores-pesquisadores de filosofia, que, ante a possibilidade do retorno da filosofia à educação básica, se unem a fim de lutar por uma territorialização do ensino de filosofia na própria filosofia, de modo a transformá-lo em um problema genuinamente filosófico, alargando os limites epistêmicos e institucionais da filosofia brasileira. Finalmente, destaca-se que um campo é consequência de uma disputa concorrencial e das tensões estabelecidas entre os diferentes núcleos de pesquisas, complexidade que não consegue ser dimensionada por uma única percepção dos acontecimentos, abrindo-se, assim, caminhos para investigações futuras.

Palavras-chave: Ensino de filosofia; Campo Científico-Filosófico; História do Ensino de Filosofia

Philosophy teaching: notes on the field and its constitution

Abstract: The objective is to outline the discussions on the scientific-philosophical field “Philosophy Teaching” and its epistemological statute, historically reconstituting some events and a possible perception of its emergence in the Brazilian reality. Firstly, the debate is resumed through Velasco’s research studies, a prominent figure and agent of the subject in recent years. Her theses and positions are presented and the findings point to the existence of a scientific-philosophical field, which was consolidated in the last decade. Subsequently, a narrative about the trajectory of creation and development of the field that resonates in Velasco’s analyses is reconstructed. A political and academic movement that took place in the late 1990s and early 2000s is explored. Such movement has been carried out by philosophy professors-researchers, who, given the possibility of Philosophy's return to the High School level in Brazil, have gathered together in order to fight for a territorialization of Philosophy teaching in Philosophy itself, in order to transform it into a genuinely philosophical problem, expanding the epistemic and institutional limits of Brazilian philosophy. Finally, it is noteworthy that a field is the result of a competitive dispute and tensions established among different research centers, complexity that cannot be encompassed by a single perception of events, thus opening paths for future investigations.

Key-words: Philosophy Teaching; Scientific-Philosophical Field; History of Philosophy Teaching

Enseñanza de la filosofía: apuntes sobre el campo y su constitución

Resumen: El objetivo es presentar una perspectiva de las discusiones sobre el campo científico-filosófico “Enseñanza de la Filosofía” y su estatuto epistemológico, reconstituyendo históricamente algunos hechos y una posible percepción de su emergencia en la realidad brasileña. En primer lugar, se retoma el debate a través de las investigaciones de Velasco, figura destacada y agente del tema en los últimos años. Se presentan sus tesis y posiciones, cuyos resultados apuntan a la existencia de un campo científico-filosófico consolidado en la última década. Posteriormente, se reconstruye una narrativa sobre la trayectoria de creación y desarrollo del campo que resuena en sus análisis. Se explora un movimiento político y académico que ocurrió a fines de la década de 1990 y principios de la de 2000, llevado a cabo por profesores-investigadores de filosofía, que ante la posibilidad del retorno de la filosofía a la educación básica, se unen para luchar por una territorialización de la enseñanza de la filosofía en la propia filosofía para transformarla en un problema genuinamente filosófico, ampliando los límites epistémicos e institucionales de la filosofía brasileña. Finalmente, se destaca que un campo es el resultado de una disputa competitiva y de tensiones que se establecen entre los diferentes centros de investigación, complejidad que no puede ser englobada por una percepción única de los hechos, abriendo así caminos para futuras investigaciones.

Palabras clave: Enseñanza de la Filosofía; Campo Científico-Filosófico; Historia de la Enseñanza de la Filosofía

 

Data de registro: 19/06/2021

Data de aceite: 20/10/2021

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Biografía del autor/a

Augusto Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp. E-mail: augusto.rodrigues@unesp.br.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3407833104537871. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2574-9897.

Rodrigo Pelloso Gelamo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp. Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Filosofia e Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp. E-mail: rodrigo.gelamo@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7133231255687685. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1532-3243.

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Publicado

2021-12-17

Cómo citar

RODRIGUES, A.; PELLOSO GELAMO, R. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 813–853, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-62439. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62439. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos