Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-62439Palabras clave:
Ensino de Filosofia, Campo Científico-Filosófico, História do Ensino de FilosofiaResumen
Resumo: Objetiva-se perspectivar as discussões sobre o campo científico-filosófico “Ensino de Filosofia” e seu estatuto epistemológico, reconstituindo historicamente alguns acontecimentos e uma percepção possível de sua emergência na realidade brasileira. Primeiramente, retoma-se o debate através das pesquisas de Velasco, figura de destaque e agenciadora do assunto nos últimos anos. Apresentam-se suas teses e posicionamentos, cujos desdobramentos apontam para a existência de um campo científico-filosófico consolidado na última década. Posteriormente, reconstrói-se uma narrativa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento do campo que ressoa em suas análises. Explora-se uma movimentação política e acadêmica ocorrida no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, realizada por professores-pesquisadores de filosofia, que, ante a possibilidade do retorno da filosofia à educação básica, se unem a fim de lutar por uma territorialização do ensino de filosofia na própria filosofia, de modo a transformá-lo em um problema genuinamente filosófico, alargando os limites epistêmicos e institucionais da filosofia brasileira. Finalmente, destaca-se que um campo é consequência de uma disputa concorrencial e das tensões estabelecidas entre os diferentes núcleos de pesquisas, complexidade que não consegue ser dimensionada por uma única percepção dos acontecimentos, abrindo-se, assim, caminhos para investigações futuras.
Palavras-chave: Ensino de filosofia; Campo Científico-Filosófico; História do Ensino de Filosofia
Philosophy teaching: notes on the field and its constitution
Abstract: The objective is to outline the discussions on the scientific-philosophical field “Philosophy Teaching” and its epistemological statute, historically reconstituting some events and a possible perception of its emergence in the Brazilian reality. Firstly, the debate is resumed through Velasco’s research studies, a prominent figure and agent of the subject in recent years. Her theses and positions are presented and the findings point to the existence of a scientific-philosophical field, which was consolidated in the last decade. Subsequently, a narrative about the trajectory of creation and development of the field that resonates in Velasco’s analyses is reconstructed. A political and academic movement that took place in the late 1990s and early 2000s is explored. Such movement has been carried out by philosophy professors-researchers, who, given the possibility of Philosophy's return to the High School level in Brazil, have gathered together in order to fight for a territorialization of Philosophy teaching in Philosophy itself, in order to transform it into a genuinely philosophical problem, expanding the epistemic and institutional limits of Brazilian philosophy. Finally, it is noteworthy that a field is the result of a competitive dispute and tensions established among different research centers, complexity that cannot be encompassed by a single perception of events, thus opening paths for future investigations.
Key-words: Philosophy Teaching; Scientific-Philosophical Field; History of Philosophy Teaching
Enseñanza de la filosofía: apuntes sobre el campo y su constitución
Resumen: El objetivo es presentar una perspectiva de las discusiones sobre el campo científico-filosófico “Enseñanza de la Filosofía” y su estatuto epistemológico, reconstituyendo históricamente algunos hechos y una posible percepción de su emergencia en la realidad brasileña. En primer lugar, se retoma el debate a través de las investigaciones de Velasco, figura destacada y agente del tema en los últimos años. Se presentan sus tesis y posiciones, cuyos resultados apuntan a la existencia de un campo científico-filosófico consolidado en la última década. Posteriormente, se reconstruye una narrativa sobre la trayectoria de creación y desarrollo del campo que resuena en sus análisis. Se explora un movimiento político y académico que ocurrió a fines de la década de 1990 y principios de la de 2000, llevado a cabo por profesores-investigadores de filosofía, que ante la posibilidad del retorno de la filosofía a la educación básica, se unen para luchar por una territorialización de la enseñanza de la filosofía en la propia filosofía para transformarla en un problema genuinamente filosófico, ampliando los límites epistémicos e institucionales de la filosofía brasileña. Finalmente, se destaca que un campo es el resultado de una disputa competitiva y de tensiones que se establecen entre los diferentes centros de investigación, complejidad que no puede ser englobada por una percepción única de los hechos, abriendo así caminos para futuras investigaciones.
Palabras clave: Enseñanza de la Filosofía; Campo Científico-Filosófico; Historia de la Enseñanza de la Filosofía
Data de registro: 19/06/2021
Data de aceite: 20/10/2021
Descargas
Citas
CERLETTI, Alejandro. Ensino da filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org). Filosofia do Ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 61-69.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid M. Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CORNELLI, Gabriele. Apresentação. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org). Filosofia do Ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 9-14.
DANELON, Márcio. Apresentação do dossiê. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 22, n. 44, jul/dez, p. 15-22, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1964. Acesso em: 04 mar. 2020. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v22n44a2008-1964
FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER; Jaime José; KOHAN; Walter Omar. Apresentação. In: FÁVERO, Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, Brasil, 2002, p. 9-18. (Coleção Filosofia e Ensino).
FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes. Campinas, v. 24, n. 64, p. 257-284, 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300002
GALLO, Sílvio. Apresentação. In: GALLO, Sílvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. Ijuí: Unijuí, 2004, 9-12.
GALLO, Sílvio. Construindo os caminhos do ensinar e aprender. In: JUNOT, Cornélio Matos; COSTA, Marcos Roberto Nunes (Org.). Filosofia: caminhos do ensinar e aprender. 1ª edição. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013, p. 5-15.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus Editora, 2012.
GALLO, Sílvio. Prefácio. In: Tomazetti, Elisete M. (Org.). Ensino de filosofia: experiências, problematizações e perspectivas. Curitiba: Appris, 2015, p. 13-17.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Apresentação. Cad. Cedes. Campinas, v. 24, n. 64, p. 253-256, set/dez, 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300001
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Apresentação. In: GALLO, Sílvio. KOHAN, Walter Omar (Org). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-10.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. (Org). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 174-196.
GONÇALVES, Tânia. O ensino de Filosofia na rede pública: a Proposta Curricular do estado de São Paulo. In: GOTO, Roberto; GALLO; Silvio. Da filosofia como disciplina: Desafios e perspectivas. Edições Loyola: São Paulo, 2011, p. 25-50.
KOHAN, Walter Omar. A importância de registrar e dar a ler uma história. In: VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF – 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020a. – (coleçõeS; 4).
KOHAN, Walter Omar. GT Filosofar e Ensinar a Filosofar – relatório 2005/2006 (Anexo 1). In: VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF – 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020a, p. 530-535. – (coleções)
KOHAN, Walter Omar. Perspectivas atuais do ensino de Filosofia no Brasil. In: FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Org.). Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: Unijuí, 2002. p. 21-40.
KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina. Apresentação. In: KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina (Org.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 9-15.
LANGÓN, Mauricio. Filosofia do ensino de filosofia. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org). Filosofia do Ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-100.
MAAMARI, Adriana Mattar. Filosofia como disciplina escolar. In: MAAMARI, Adriana Mattar (Org.). Novas tendências para o ensino de filosofia: campo histórico-conceitual, didático e metodológico. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2017, p. 63-103. https://doi.org/10.24824/978854441605.1
VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, v. 1, n. 1, p. 6-21, 2019a. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/419. Acesso: 05 abr. 2021.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF – 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020a. – (coleçõeS; 4). Disponível em: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros. Acesso em: 05 abr. 2021.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Notas sobre o ensino de filosofia como problema filosófico. Dialogia. São Paulo, n. 13, p. 27-34, 2011. https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2748
VELASCO, Patrícia Del Nero. Possibilidades e perspectivas para o ensino de filosofia no ensino médio: um olhar a partir dos cursos de formação de professores. In: MATOS, Junot Cornélio; NUNES, Marcos Roberto. (Org.). Ensino de filosofia: questões fundamentais. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014, p. 43-54.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Pro-Posições, Campinas, SP, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0018
VELASCO, Patrícia Del Nero. O filósofo-funcionário e o professor-filósofo: sobre os sentidos do filosofar hoje. In: DUTRA, Jorge da Cunha; GOTO, Roberto (Org.). O Filosofar, hoje, na pesquisa e no ensino de Filosofia. Blumenau: Instituto Federal Catarinense, 2018, v. 2, p. 63-74.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O que é isto – o PROF-FILO? O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 28, n. 44, p. 76-107, jan.-jun. 2019b. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/659/601. Acesso: 05 abr. 2021. https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n44a659
VELASCO, Patrícia Del Nero. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 34: nov. 2020b-abril 2021, p. 12-33. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/35127/27918. Acesso: 06 abr. 2021. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127
TOMAZETTI, Elisete Medianeira; BENETTI, Claudia Cisne. Exercício analítico de discursos: Fórum Sul de Coordenadores de Cursos de Filosofia e Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 24, maio-out/2015, p. 68-84. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4741
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Augusto Rodrigues, Rodrigo Pelloso Gelamo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.