CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620Palabras clave:
Filosofia, Educação, Bernard Charlot, Da Relação com o SaberResumen
Bernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’.
Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa.
A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...]
Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber;
Descargas
Citas
-
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Dirceu Fernando Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.