A formação docente no Brasil

história e política

Autores/as

  • Leonor Maria Tanuri Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616

Palabras clave:

Educação, Formação docente no Brasil, História, Política

Resumen

Considero o tema desta Mesa Redonda – A formação docente no Brasil: História e Política – bastante complexo, dada a sua amplitude e a dificuldade de trata-lo adequadamente com a devida abrangência.

Essa dificuldade é tanto maior quando se considera que nas duas últimas décadas o movimento de pesquisa sore a formação de professores se ampliou consideravelmente, inclusive com mudança na orientação teórica e no foco de análise. O movimento de profissionalização do ensino que se desenvolveu a partir dos EUA e que atua no sentido de constituição de uma base de conhecimentos profissionais para o ensino, acabou por levar à multiplicação de estudos e pesquisas sobre a profissionalização docente, sobre os saberes dos professores, sobre a prática profissional como fonte, local de formação e construção de saberes, sobre a identidade do professor, sobre a formação como processo permanente, que envolve a formação inicial e a continuada (ANDRÉ, 1999; NUNES, 2001). [...]

Palavras-chave: Educação; Formação docente no Brasil; História; Política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonor Maria Tanuri, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora da História da Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/UNESP

Citas

ANDRÉ, Marli, et a]. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Centro de Estudos Educação e Sociedade, ano XX, n o 68, p. 1999 (Número especial: formação de profissionais da educação: políticas e tendências). https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015

ANFOPE. Base comum nacional para a formação dos profissionais da educação: um projeto ainda em construção. Documento Gerador. XI Encontro Nacional. Florianópolis, 2002.

CANDAU, V. M. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: CANDAU, V.M. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1998, p.51-68.

COSTA, José Fernandes; BITTENCOURT, Jane; MEYER, Lucila Mareli & SILVA, Carla Regina. Problemática do Bacharelado e da Licenciatura: o sentido da pesquisa e da formação para a docência. Trabalho apresentado à 25a. Reunião Anual da ANPEd, 29/9- 2/10/2002, Caxambu, MG.

FREITAS, Helena C. L. A formação dos profissionais da educação básica em nível superior: desafios para as universidades e faculdades/centros de educação. In: BICUDO, Maria A. V. & SILVA Jr., Celestino (orgs.). Formação do educador e avaliação educacional: formação inicial e contínua, v.2. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 103-127.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Centro de Estudos Educação e Sociedade, ano XXII, n o 74, p.27-42, abr. 2001. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003

SILVA, Waldeck C. da. A criação dos institutos superiores de educação no Brasil: alternativa superior para a formação de professores? Trab. Apresentado na 22 Reunião anual da ANPEd, 26-30/9/ 1999, Caxambu, MG.

TANURI, Leonor M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, ANP Ed, n o 14, p. 61-88, mai/jun/jul/ago (Número especial: 50() anos de educação escolar).

_____. Política integrada de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n o 71, p. 82-5, nov 1989.

VIEIRA, E.A. Política social e educação. Ideias. São Paulo, no 1, p. 13-15, 1988.

WEBER, Silke. Como e onde formar professores: espaços em confronto. Educação e Sociedade. São Paulo, ano XXI, no 70, p. 129-155, abr. 2000. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100008

Publicado

2008-07-15

Cómo citar

TANURI, L. M. A formação docente no Brasil: história e política. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 253–264, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/616. Acesso em: 21 nov. 2024.