A formação docente no Brasil
história e política
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-616Palabras clave:
Educação, Formação docente no Brasil, História, PolíticaResumen
Considero o tema desta Mesa Redonda – A formação docente no Brasil: História e Política – bastante complexo, dada a sua amplitude e a dificuldade de trata-lo adequadamente com a devida abrangência.
Essa dificuldade é tanto maior quando se considera que nas duas últimas décadas o movimento de pesquisa sore a formação de professores se ampliou consideravelmente, inclusive com mudança na orientação teórica e no foco de análise. O movimento de profissionalização do ensino que se desenvolveu a partir dos EUA e que atua no sentido de constituição de uma base de conhecimentos profissionais para o ensino, acabou por levar à multiplicação de estudos e pesquisas sobre a profissionalização docente, sobre os saberes dos professores, sobre a prática profissional como fonte, local de formação e construção de saberes, sobre a identidade do professor, sobre a formação como processo permanente, que envolve a formação inicial e a continuada (ANDRÉ, 1999; NUNES, 2001). [...]
Palavras-chave: Educação; Formação docente no Brasil; História; Política.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli, et a]. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Centro de Estudos Educação e Sociedade, ano XX, n o 68, p. 1999 (Número especial: formação de profissionais da educação: políticas e tendências). https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015
ANFOPE. Base comum nacional para a formação dos profissionais da educação: um projeto ainda em construção. Documento Gerador. XI Encontro Nacional. Florianópolis, 2002.
CANDAU, V. M. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: CANDAU, V.M. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1998, p.51-68.
COSTA, José Fernandes; BITTENCOURT, Jane; MEYER, Lucila Mareli & SILVA, Carla Regina. Problemática do Bacharelado e da Licenciatura: o sentido da pesquisa e da formação para a docência. Trabalho apresentado à 25a. Reunião Anual da ANPEd, 29/9- 2/10/2002, Caxambu, MG.
FREITAS, Helena C. L. A formação dos profissionais da educação básica em nível superior: desafios para as universidades e faculdades/centros de educação. In: BICUDO, Maria A. V. & SILVA Jr., Celestino (orgs.). Formação do educador e avaliação educacional: formação inicial e contínua, v.2. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 103-127.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Centro de Estudos Educação e Sociedade, ano XXII, n o 74, p.27-42, abr. 2001. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003
SILVA, Waldeck C. da. A criação dos institutos superiores de educação no Brasil: alternativa superior para a formação de professores? Trab. Apresentado na 22 Reunião anual da ANPEd, 26-30/9/ 1999, Caxambu, MG.
TANURI, Leonor M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, ANP Ed, n o 14, p. 61-88, mai/jun/jul/ago (Número especial: 50() anos de educação escolar).
_____. Política integrada de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n o 71, p. 82-5, nov 1989.
VIEIRA, E.A. Política social e educação. Ideias. São Paulo, no 1, p. 13-15, 1988.
WEBER, Silke. Como e onde formar professores: espaços em confronto. Educação e Sociedade. São Paulo, ano XXI, no 70, p. 129-155, abr. 2000. https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Leonor Maria Tanuri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.