Os PCN e o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-610Palabras clave:
Ensino de Filosofia, Educação, Tradição filosófica, ObjetividadeResumen
O presente artigo se propõe a explicitar de modo crítico os fundamentos que subjazem à proposta de inserção do saber filosófico e de suas questões no ensino médio brasileiro conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Neste sentido, apresentamos uma reflexão acerca da concepção de filosofia que norteia o documento em questão, apontando tanto os limites quanto os aspectos positivos que o perfazem. Partindo-se da evidência da natureza social dos indivíduos, da prática educativa e das condições de vida, buscou-se redefinir o quadro de competências e habilidades propostas.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Educação; Tradição filosófica; Objetividade.
Abstract: The current article intends to explicit in a critical way the basis for the philosophical knowledge insertion and its issues on brazilian high school as stated by Na tional Curricula Parameters - High School. We present therein a reflection about the philosophical concept that guides the document in question, pointing out the limits as well as its positive aspects. Starting from the evidence of the individual's social nature, of the educative pratice and the life conditions, we searched to redefine the proposed competences and habilities schedule.
Keywords: Teaching of philosophy; Education; Philosophical tradition; Objectivity.
Descargas
Citas
-
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Antônio José Lopes Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.