Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores

o coletivo da escola

Autores/as

  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584

Palabras clave:

Subjetividade, Cotidiano escolar, Formação de professores

Resumen

No presente artigo, apresentamos e discutimos um conceito de subjetividade social, também apresentamos uma análise que realizamos numa escola pública das relações de professores e estudantes. Nesta análise, destacamos o funcionamento cotidiano da instituição pesquisada e os desdobramentos desse movimento na constituição do coletivo da escola.

Palavras-chave: Subjetividade; Cotidiano escolar; Formação de professores.

 

Abstract: This paper presents a concept of social subjectivity witch is discussed by analyzing the relationships between teachers and students. In this analysis, it is pointed out the daily functioning of the school in which this research was carried out and its changes in the (dis) organization of the group of subjects from this school, especially the teachers.

Key-words: Subjectivity; School daily activities; Teacher training.

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Biografía del autor/a

Myrtes Dias da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2008-07-10

Cómo citar

DA CUNHA, M. D. Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 13–33, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584. Acesso em: 12 nov. 2024.