Saberes contemporâneos e docência universitária

Autores/as

  • Silvana Malusa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Márcia Rodrigues Soler Montalvo -

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-577

Palabras clave:

Didática e educação superior, Docência Universitária e Pós-Modernidade, Diversidade Cultural e Educação Superior

Resumen

No presente artigo, apresenta-se um breve histórico da chamada sociedade pós-moderna, tendo como principal objetivo produzir uma reflexão acerca da importância do papel do professor universitário em meio às novas necessidades que surgem da efervescência e das mudanças vertiginosas da sociedade. Considera-se a questão da urgência para reformular os modos de pensar, aprender e ensinar, ampliando a visão dos novos fenómenos apresentados em nossas vidas. Assim, a formação dos universitários se torna mais completa e apropriada para atuar em meio à complexidade da sociedade contemporânea, com toda sua diversidade cultural. Discute-se a necessidade da prática da reflexão como uma forma de potencializar o aprendizado e combater a alienação que vitima nossa sociedade, através da busca de um eixo interno de equilíbrio. Propõe-se, ainda, a conscientização e o desenvolvimento de maior competência didática dos professores, para aumentar as possibilidades de aproveitamento do rico contato que pode ocorrer nos ambientes de ensino superior, tanto em função das relações interpessoais como pela riqueza da diversidade cultural existente.

Palavras-chave: Didática e Educação Superior; Docência Universitária e Pós-Modernidade; Diversidade Cultural e Educação Superior.

 

Abstract: In the present article, is shown a brief report of the so called postmodern society, as its main point the production of a concerning reflection about the importance of the academicals teacher's role amid the new needs due to the effervescence and vertiginous changes in society. It's taken in consideration the urgency to reformulate the ways and styles of thinking, learning and teaching, so as to enlarge the perception of the new phenomena presented in our lives. So, the formation of university students becomes more complete and appropriate to act and deal amid the complexity of the contemporary society, with all its cultural diversity. The need to practice reflection is discussed as a way to raise the learning and combat the alienation that Slavs our society, through the search of an internal point of equilibrium. It is proposed yet, to work the understanding and the development of a greater didactic competence for the teachers, looking to increase the possibilities of using the advantages of a richer contact that can take place in higher education atmospheres, so much in function of the interpersonal relationships as for the wealthv cultural diversity.

Keywords: Didacticism and Higher Education; College Teaching and Post-Modernism; Cultural Diversity and Higher Education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Malusa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação e Professora do P.P.G.E. e da Faculdade de Educação - FACED da UFU.

Márcia Rodrigues Soler Montalvo, -

Consultora em Educação Empresarial.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998. 198p.

CHARLE, Christophe e VERGER, Jacques. História das Universidades. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, 1996. 131 p.

DAMATTA, Roberto. Explorações: ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. 164p.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1987. 104p.

KILPATRICK, William Heard. Educação para civilização em mudança. São Paulo: Melhoramentos, 1964. 92p.

LARA, Tiago Adão. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. 118p.

MARTINS, Francisco Menezes Martins e SILVA, Juremir Machado (orgs.). Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000. 294p.

MASETTO, Marcos T. (org.). Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112p.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Limites em expansão: licenciatura em artes visuais. Belo Horizonte: C/ Arte, 1999. 192p.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1991. 111p.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1988.

TOYNBEE, Arnold Joseph. Um estudo da história. Brasília: Ed. Universidade de Brasília/ São Paulo: Martins Fontes, 1986. 592p.

Publicado

2008-07-04

Cómo citar

MALUSA, S.; MONTALVO, M. R. S. Saberes contemporâneos e docência universitária. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 37, p. 253–272, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-577. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577. Acesso em: 22 jul. 2024.