A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria

impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina

Autores/as

  • Sérgio Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557

Palabras clave:

Filosofia, Identidade, Desafios curriculares

Resumen

Este artigo procura analisar um impasse identitário e curricular da filosofia, enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, para compreender tal impasse, busca entender, na sua origem, o surgir da especificidade desta área do saber. Em seguida, critica e problematiza o afastamento que a filosofia operou em relação ao cotidiano cidadão relacionando-o com os dilemas do ensino da filosofia, atualmente.

Palavras chave: Filosofia; Identidade; Desafios curriculares.

 

Resumo: This article intends, according to its title, to propose a revision of references for the debate about the identity of Philosophy as area of knowledge and discipline of teaching. In this way, it looks for Philosophy's specific question in its origin. Then, criticize the separation between this thinking and the challenges of social life. This critique connects both curriculum and identity impasses in this discipline teaching.

Keywords: philosophy; Identity; Curriculum challenges

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Biografía del autor/a

Sérgio Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação e Professor de Filosofia da Educação e Educação Brasileira do Curso de Pedagogia da UFG-CAC.

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Publicado

2008-07-01

Cómo citar

DA SILVA, S. P. A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 38, p. 69–95, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557. Acesso em: 21 nov. 2024.