As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-555Palabras clave:
Poder Social, Professor universitário, Percepções.Resumen
A partir da definição por Bertram Raven, em 1999, das onze bases do poder social, este estudo, com 448 alunos universitários, procurou determinar sua importância para explicar a adoção de comportamentos destes alunos por solicitação e influência de seu professor. Os resultados demonstraram que nenhuma das bases do poder influenciava significativamente o comportamento adotado pelos alunos e que professores que utilizam mais a recompensa pessoal, referência, especialização e informação apresentam comportamentos exatamente opostos àqueles que utilizam a recompensa impessoal, coerção pessoal e coerção impessoal, sendo os primeiros percebidos como mais apoiadores, cooperativos, comprometidos e competentes.
Palavras-chave: Poder Social, Professor universitário, Percepções.
Abstract: Based on the definitions of Bertram Raven, in 1999, for the eleven bases of social power, this study, with 448 university students, aimed to determinate their importance to the explanation of behaviors by those students due to being asked and influenced by their professors. The results showed that none of the bases of power demonstrate significantly influence on the student' s behavior, and that professors Who use more the personal reward, reference, expertise and information show completely opposite behaviors in relation to those Who use the impersonal reward, personal coercion and impersonal coercion, being the first perceived as more supportive, cooperative, committed and competent.
Keywords: Social power; University professor; Perception.
Descargas
Citas
BRAZ, Ana Lúcia Nogueira. Relações de Poder e Suas Influências no Processo de Aprendizagem. In: Que luz, Ana G. Educação sem fronteira: em discussão o ensino superior. São Paulo: Pioneira, 1996.
BROW, J. 1-1.; RAVEN, B. Power and compliance in doctor/patient relationship. Revista de Psicología de Ia Salud, v.6, n. 1, p. 3-22, 1994.
D' AMORIM, Maria Alice; ASSMAR, Eveline M. L. Atribuição e Influência Social em Estudantes Brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.13, n. 1, jan-abr. 1997.
DELA COLETA, José Augusto. Atribuição de causalidade: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1982. 153 p.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FONTAINE, G.; BEERMAN, J. Affective consequences of social power: Power holder and target expectancies associated with different types of power. Psychological Reports, n. 40, p. 771-774, 1997. https://doi.org/10.2466/pr0.1977.40.3.771
FRENCH, J. R. P.; RAVEN, B. As bases do poder social. In: Cartwright, D. R.; Zander, A. F. (org) Dinâmica de grupo. São Paulo: Herder, 1972, p.758-779.
GALBRAITH, John K. Anatomia do poder. 3.ed. São Paulo: Pioneira,1989.
GUIMARÃES, Mariza R. As bases do poder e a influência social em sala de aula: um estudo da conduta de professor de terceiro grau. 205 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, 1999.
KRAUSZ, Rosa R. Compartilhando o poder nas organizações. São Paulo: Nobel, 1991.
MC CLELLAND, David C. Power: The inner experience. New York: Irvington Publisher, 1975.
MICHAELIS 2000. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Reader's Digest. São Paulo: Melhoramentos, 2000.
RAVEN, Bertram. Reflections on Interpersonal Influence and Social Power in Experimental Social Psychology. In: Rodrigues, A. e Levine, R. V. Reflections on 100 years ofexperimental social psychology. New York: Basic Books, 1999. 245 p.
RAVEN, Bertram. Bases del Poder entre parejas: una perspectiva motivacional. In: 1110 EVEMO - Encuentro Venezolano Sobre Motivacion, Mérida, Venezuela, 1994. p. 406-417.
RODRIGUES, Aroldo. The interpersonal power inventory. Trabalho apresentado no 23rd International Congress of Psychology, Madrid, 1994.
RODRIGUES, Aroldo. A ttribution and social influence. California State University: Fresno, 1995.
RODRIGUES, Aroldo; LLOYD, K. L. Reexamining bases of power from an attributional perspective. Journal ofApplied Social Psychology, v. 28, n. 11, p. 973-997, 1998. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1998.tb01663.x
SILVA, B. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1986.
STONER, James. A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: PHB, 1985. 533 p.
WEINER, Bernard. Theory of motivation for some classroom experiences. Journal of Education Psychology, n. 71, p. 3-25, 1979. https://doi.org/10.1037/0022-0663.71.1.3
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Mariza Rocha Guimarães
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.