Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-55175

Palabras clave:

Epistemologia de Fronteiras, Pesquisa em Educação, Walter Mignolo

Resumen

Resumo: Este artigo objetiva compreender a “Epistemologia de Fronteiras” como uma categoria essencial para a crítica epistemológica do filósofo Walter Mignolo, a partir do pensamento decolonial, e descrever as principais questões e argumentos que problematizam este conceito, refletindo sobre as suas implicações para a pesquisa em educação. Desta forma, explicita-se as concepções fundamentais da Rede Modernidade/Colonialidade (M/C), a partir de uma investigação de perfil qualitativo e histórico-conceitual. Considera que a “Epistemologia de Fronteiras” possibilita a reflexão em torno da decolonialidade na produção de conhecimentos, ao mesmo tempo em que estimula a crítica epistemológica e metodológica à colonialidade do poder no âmbito da pesquisa em educação.

Palavras-chave: Epistemologia de Fronteiras; Pesquisa em Educação; Walter Mignolo

Border thinking in Walter Mignolo: insight, reviews and implications in educational research

Abstract: This paper aims to understand “Border Thinking” as a relevant category to the epistemological critique of philosophy Walter Mignolo, from the decolonial thinking and to describe the main issues and arguments that question this concept critically, reflecting about its implications to the educational research. To this aim, analyze the main concepts of Modernity/Coloniality Group’s decolonial thinking, from an investigation of qualitative and historical-conceptual profiles. Consider that the Border Thinking is one of the most significant contributions to the decolonial epistemological critique, that allows critical thinking about the possibility of knowledge, while encourages the criticism and the epistemological and methodological reflection about the coloniality of power at the scope of educational research

Key-words: Border Thinking; Educational Research; Walter Mignolo.

Epistemología fronteriza en Walter Mignolo: comprensión y crítica

Resumen: Este artículo tiene como objetivo entender la "Epistemología Fronteriza" como una categoría esencial para la crítica epistemológica del filósofo Walter Mignolo, basada en el pensamiento descolonial, y en describir las principales preguntas y argumentos que problematizan este concepto, reflexionando sobre sus implicaciones para la investigación en educación. De esta manera, se explican las concepciones fundamentales de la Red Modernidad /Colonialidad (M/C), basadas en una investigación de perfil cualitativo e histórico-conceptual. Considera que la "Epistemología Fronteriza" permite la reflexión sobre la descolonialidad en la producción de conocimiento, al mismo tiempo en que estimula la crítica epistemológica y metodológica de la colonialidad del poder dentro del campo de la investigación educativa.

Palabras-clave: Epistemología Fronteriza. Investigación en Educación. Walter Mignolo

Data de registro: 01/06/2020

Data de aceite: 21/10/2021

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Biografía del autor/a

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: damiao@ufpa.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717970084199162  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8247-8803.

Raphael Carmesin Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). ­E-mail: raphael.carmesin@gmail.com.  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3067402692125478 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0966-0174

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Publicado

2021-11-09

Cómo citar

BEZERRA OLIVEIRA, D.; GOMES, R. C. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 643–677, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-55175. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos