Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”:
direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54865Palabras clave:
História da Educação, Menino, Infância, Governamentalidade, Século XVIIIResumen
Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)
Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar um método pedagógico, proporcionado à primeira infância, para a aprendizagem da leitura, da escrita e das principais operações aritméticas, bem como instruir os meninos portugueses nos princípios da religião e da civilidade. Fundamentado na categoria conceitual governamentalidade, o estudo defende que a relação discursiva estabelecida por Sousa estabeleceu um conjunto de enunciados e de normativas sobre valores ético-religiosos, a conservação da saúde e adiantamento nos estudos. Entende-se, assim, que tais elementos enunciados na obra podem ter atuado na constituição discursiva acerca de modelos específicos de educação, buscando garantir a produção de um específico tipo de sujeito infantil masculino.
Palavras-chave: História da Educação; Infância; Meninos; Portugal; Século XVIII.
For the “rest of the teachers and usefulness of the disciples”: guidelines for educating childhood in the pedagogical manual Nova Escola de Meninos (Portugal, 18th century)
Abstract: The present study, of historiographical and philosophical nature, aims to develop an analysis of the discourses related to the good education of children's subjects that are present in the work Nova Escola de Meninos(...) [New Boys School (…)]. Published in Coimbra in 1784, the form authored by the priest Portuguese Manoel Dias de Sousa (1753-1823) had as main objective to present a pedagogical method, provided to early childhood, for the learning of reading, writing and the main arithmetic operations, as well as instructing Portuguese boys in the principles of religion and civility. Based on the conceptual category governmentality, the study argues that the discursive relationship established by Sousa established a set of utterances and norms on ethical-religious values, health conservation and advances in studies. It is understood, therefore, that these elements enunciated in the work may have acted in the discursive constitution about specific models of education, seeking to guarantee the production of a specific type of male infant subject.
Keywords: History of Education; Childhood; Boys; Portugal; 18th Century.
Para el “resto de los profesores y utilidad de los discípulos”: pautas para educar la infância en el manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, siglo XVIII)
Resumen: El presente estudio, de carácter historiográfico y filosófico, tiene como objetivo desarrollar um análisis de los discursos relacionados com la buena educación de los sujetos infantiles que están presentes em la obra Nova escola de meninos(...) [Nueva escuela de niños (...)]. Publicada en Coimbra en 1784, la forma del sacerdote portugués Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tenía como objetivo principal presentar un método pedagógico, proporcionado a la primera infancia, para el aprendizaje de la lectura, la escritura y las principales operaciones aritméticas, así como la instrusción de los niños portugueses em los principios de religión y civilidad. Sobre la base de la gubernamentalidad de la categoría conceptual, el estudio argumenta que la relación discursiva establecida por Sousa estableció un conjunto de expresiones y normas sobre valores ético-religiosos, conservación de la salud y avances em los estudios. Se entiende, por lo tanto, que estos elementos enunciados en la obra pueden haber actuado en la constitución discursiva sobre modelos específicos de educación, buscando garantizar la producción de un tipo específico de sujeto infantil masculino.
Palabras clave: Historia de la Educación; Infancia; Niños; Portugal; Siglo XVIII.
Data de registro: 18/05/2020
Data de aceite: 05/10/2020
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