Educação e experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-53130Palabras clave:
Experiência, Educação, Consciência, Ser, FenomenologiaResumen
Educação e experiência
Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da consciência, que são a condição de possibilidade da experiência. Em seguida, apresento os dois aspectos ontológicos pelos quais algo se manifesta no horizonte de inteligibilidade da consciência, “ser para” e “ser em si”. Então, preparo as condições para determinar o que significa “experimentar”, erfahren. Enfim, abordo o último aspecto da experiência: o surgimento de um novo objeto. Para concluir, dedico a última sessão às considerações finais onde destaco o sentido formativo da experiência.
Palavras-chave: Experiência; Educação; Consciência; Ser; Fenomenologia.
Education and experience
Abstract: This article aims to develop the concept of experience as Hegel conceives it in Phenomenology of the Spirit. For this purpose, my account will be supported by Jean Hyppolite’s and, specially, Heidegger’s interpretation of experience. Experience will be understood here as a determining aspect of a philosophical conception of education. The article is divided into six parts. First, I justify why experience, as Hegel understands it, contributes to elaborate a philosophical conception of education. Then I address the most basic aspects of consciousness, which are the condition of possibility of experience. Next, I present the two ontological aspects according to which anything manifests itself in the horizon of consciousness’s intelligibility, “being for” and “being in itself”. Then I prepare the conditions to determine what it means “to experiment”, erfahren. Finally, I approach the last aspect of experience: the appearing of a new object. To conclude, I dedicate the last session to the final considerations where I highlight the formative sense of experience.
Keywords: Experience; Education; Consciousness; Being; Phenomenology.
Educación y experiencia
Resumen: Este artículo tiene como objetivo profundizar el concepto de experiencia tal como lo concibe Hegel en la Fenomenología del espíritu. Para ello, confiaré en las interpretaciones de Jean Hyppolite y, sobre todo, de Heidegger. La experiencia se entenderá como un aspecto determinante de una concepción filosófica de la educación. El artículo está dividido en seis secciones. Primero, justifico por qué la experiencia, tal como la entiende Hegel, contribuye a la elaboración de una concepción filosófica de la educación. Luego, abordo aspectos básicos de la conciencia, que son la condición para la posibilidad de la experiencia. Luego, presento los dos aspectos ontológicos por los cuales algo se manifiesta en el horizonte de inteligibilidad de la conciencia, "ser para" y "ser en sí". Luego, preparo las condiciones para determinar qué significa "experimentar", erfahren. Finalmente, abordo el último aspecto de la experiencia: la aparición de un nuevo objeto. Para concluir, dedico la última sesión a las consideraciones finales donde destaco el sentido formativo de la experiencia.
Palabras llave: Experiencia; Educación; Conciencia; Ser; Fenomenología.
Data de registro: 12/03/2020
Data de aceite: 13/10/2020
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