O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-51978

Palabras clave:

Educação de surdos, Políticas inclusivas, Diferenças

Resumen

O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola

Resumo: É urgente afirmar a surdez como acontecimento ontológico, produtor de diferenças, as quais se materializam no corpo dos (variados) sujeitos surdos. O artigo objetiva produzir uma análise filosófica da surdez-acontecimento, fazendo um paralelo entre a ação das políticas educacionais (normalizadoras) e a micro relação do cotidiano escolar, pelo movimento de resistência das pessoas surdas às políticas igualitárias. O conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault, é fundamental para essa reflexão, apontando dois movimentos nas práticas inclusivas: o primeiro, agenciado na pauta da diversidade, com foco em práticas igualitárias e o segundo movimento, produzido na lógica da diferença. Propõe-se anunciar a surdez não apenas pela diferença, linguístico-cultural, mas como efeito de uma diferença ontológica espalhada no corpo social por fluxos ramificados, em movimentos intensivos, minando internamente os sujeitos e por eles, as variadas instituições. É a prática rasteira da contra-ação desse “ser” surdo às ações normalizadoras que interessa aqui ressaltar.

Palavras-chave: Educação de surdos; Políticas inclusivas; Diferenças. 

Government of differences and the power of deaf life in school

Abstract: It is urgent to affirm deafness as an ontological event, producer of differences, which materialize in the body of (varied) deaf subjects. The article aims to produce a philosophical analysis of deafness-event, making a parallel between the action of educational policies (normalizing) and the micro relationship of school daily, by the movement of resistance of deaf people to egalitarian policies. The concept of governmentality, developed by Michel Foucault, is fundamental to this reflection, pointing out two movements in inclusive practices: the first, guided by the diversity agenda, focusing on egalitarian practices and the second movement, produced in the logic of difference. It is proposed to announce deafness not only by linguistic-cultural difference, but as the effect of an ontological difference spread in the social body by branched flows, intensive movements, internally undermining the subjects and by them the various institutions. It is the low practice of counteracting this deaf “being” to normalizing actions that is of interest here.

Keywords: Deaf education; Inclusive policies; Differences.

Gobierno de diferencias y el poder de la vida de los sordos en la escuela

 Resumen: Es urgente afirmar la sordera como un evento ontológico, productor de diferencias, que se materializa en el cuerpo de los sordos (variados). El artículo tiene como objetivo producir un análisis filosófico del evento de sordera, haciendo un paralelo entre la acción de las políticas educativas (normalización) y la micro relación de la escuela diaria, por el movimiento de resistencia de las personas sordas a las políticas igualitarias. El concepto de gubernamentalidad, desarrollado por Michel Foucault, es fundamental para esta reflexión, señalando dos movimientos en prácticas inclusivas: el primero, guiado por la agenda de la diversidad, centrado en prácticas igualitarias y el segundo movimiento, producido en la lógica de la diferencia. Se propone anunciar la sordera no solo por la diferencia lingüístico-cultural, sino como el efecto de una diferencia ontológica propagada en el cuerpo social por flujos ramificados, movimientos intensivos, que debilitan internamente a los sujetos y por ellos a las diversas instituciones. Lo que interesa aquí es la baja práctica de contrarrestar este "ser" sordo para normalizar las acciones.

Palabras clave: Educación para sordos; Políticas inclusivas; Diferencias.

Data de registro:  11/12/2019

Data de aceite: 21/10/2020

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

* Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). E-mail: vanymartins@hotmail.com    ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3170-293XApoio e financimento da pesquisa: FAPESP e à CAPES 

Citas

ALMEIDA, J.C. de A. Uma heterotopia pedagógica: práticas bilíngues com alunos surdos em salas multisseriadas. Dissertação de mestrado em educação. Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs). Universidade Federal de São Carlos: UFSCar, 2017.

ALVES, Munís Pedro. O que é governamentalidade? Publicado em 23 agosto de 2012. In: Tempos Safados: contemporaneidades e humanas em geral. Sem paginação. Disponível em: http://tempossafados.blogspot.com.br/2014/05/a-memoria-em-seixas-parte-ii-propostas.html. Acesso em: 29 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm

Acesso em: 07/01/2019.

______. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em:

http://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm.

Acesso em: 07/01/2019.

______. Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em:

http://www.presidencia.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.

Acesso em: 07/01/2019.

______. Lei Brasileira de Inclusão. Lei N ° 13.146 de 06 Julho de 2015. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 15/01/2019.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2016.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>

Acesso em 07/05/2019.

______. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/697347146/decreto-9765-19 Acesso em 31/07/2019.

CAMPELLO, A.R.; REZENDE, P. L.F. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 2, 2014. Disponível em: https://goo.gl/d5aE5q. Acesso em: 15/10/2019 https://doi.org/10.1590/0104-4060.37229

CARVALHO, Alexandre Filordi. Por uma ontologia política da (d)eficiência no governo da infância. In: RESENDE, Haroldo de. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015, pp. 25-47.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FOUCAUL, Michel. Em defesa da sociedade. Curso no Cóllege de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. Curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A “Governamentalidade”. In:______. Estratégia, poder-saber: ditos e escritos, vol. IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012, p. 275-298.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Silvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1497-1523, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722/24901 Acesso: 23/07/2019. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-10

GUATTARI, F. Cultura: um conceito revolucionário? In: GUATTARI, F; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F.; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e diferença: caminhos para a educação bilíngue de surdos. São Carlos: EDUFSCar, 2016.

LODI, Ana. Claudia. B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a04.pdf

Acesso em: 20 fev. 2019. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100004

LOPES, Maura. Corcini. Surdez e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MALABOU, Catherine. Ontologia do acidente: ensaio sobre a plasticidade destrutiva. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2014.

MARTINS, Vanessa Regina de. Educação de surdos no paradoxo da inclusão com intérprete de língua de sinais: Relações de poder e (re) criações do sujeito. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. UNICAMP, Campinas/SP, 2008.

MARTINS, Vanessa Regina de. Posição-mestre: desdobramentos foucaultianos sobre a relação de ensino do intérprete de língua de sinais educacional. Tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. UNICAMP, Campinas/SP, 2013.

MARTINS, V.R.O. Educação inclusiva de surdos com proposta bilíngue: formação e reflexão das estratégias tradutórias e pedagógicas na atuação de intérpretes educacionais. Relatório final de pesquisa enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com processo n° 2015/09357-4. São Paulo: FAPESP,

Pesquisa com financiamento FAPESP.

MORGENSTERN, Juliane Marshall; WITCHS, Pedro Henrique. Práticas de si na produção de subjetividades surdas brasileiras. IN: ANPED. Apresentação em comunicação oral. Pesquisa financiada pela Capes. Florianópolis, 2015.

PAGNI, Pedro Angelo. Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar. Pro-Posições [online]. 2015, vol.26, n.1, p. 87-103. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507608

PAGNI, Pedro Angelo. Biopolítica, deficiência e educação: outros olhares sobre a inclusão escolar. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

PAGNI, Pedro Angelo; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Corpo e expressividade como marcas constitutiva da diferença ou do ethos surdo. In: Revista Educação Especial, v. 32, 2019, p. 1-21. https://doi.org/10.5902/1984686X38222

RAMOS, Amanda S. Alfabetização e letramento e as interfaces da educação bilíngue de surdos. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Universidade Federal de São Carlos, 2017.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: mediação, 2013.

Publicado

2021-01-18

Cómo citar

MARTINS, V. R. de O. O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 70, p. 73–101, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-51978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51978. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: