O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-51978

Palabras clave:

Educação de surdos, Políticas inclusivas, Diferenças

Resumen

O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola

Resumo: É urgente afirmar a surdez como acontecimento ontológico, produtor de diferenças, as quais se materializam no corpo dos (variados) sujeitos surdos. O artigo objetiva produzir uma análise filosófica da surdez-acontecimento, fazendo um paralelo entre a ação das políticas educacionais (normalizadoras) e a micro relação do cotidiano escolar, pelo movimento de resistência das pessoas surdas às políticas igualitárias. O conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault, é fundamental para essa reflexão, apontando dois movimentos nas práticas inclusivas: o primeiro, agenciado na pauta da diversidade, com foco em práticas igualitárias e o segundo movimento, produzido na lógica da diferença. Propõe-se anunciar a surdez não apenas pela diferença, linguístico-cultural, mas como efeito de uma diferença ontológica espalhada no corpo social por fluxos ramificados, em movimentos intensivos, minando internamente os sujeitos e por eles, as variadas instituições. É a prática rasteira da contra-ação desse “ser” surdo às ações normalizadoras que interessa aqui ressaltar.

Palavras-chave: Educação de surdos; Políticas inclusivas; Diferenças. 

Government of differences and the power of deaf life in school

Abstract: It is urgent to affirm deafness as an ontological event, producer of differences, which materialize in the body of (varied) deaf subjects. The article aims to produce a philosophical analysis of deafness-event, making a parallel between the action of educational policies (normalizing) and the micro relationship of school daily, by the movement of resistance of deaf people to egalitarian policies. The concept of governmentality, developed by Michel Foucault, is fundamental to this reflection, pointing out two movements in inclusive practices: the first, guided by the diversity agenda, focusing on egalitarian practices and the second movement, produced in the logic of difference. It is proposed to announce deafness not only by linguistic-cultural difference, but as the effect of an ontological difference spread in the social body by branched flows, intensive movements, internally undermining the subjects and by them the various institutions. It is the low practice of counteracting this deaf “being” to normalizing actions that is of interest here.

Keywords: Deaf education; Inclusive policies; Differences.

Gobierno de diferencias y el poder de la vida de los sordos en la escuela

 Resumen: Es urgente afirmar la sordera como un evento ontológico, productor de diferencias, que se materializa en el cuerpo de los sordos (variados). El artículo tiene como objetivo producir un análisis filosófico del evento de sordera, haciendo un paralelo entre la acción de las políticas educativas (normalización) y la micro relación de la escuela diaria, por el movimiento de resistencia de las personas sordas a las políticas igualitarias. El concepto de gubernamentalidad, desarrollado por Michel Foucault, es fundamental para esta reflexión, señalando dos movimientos en prácticas inclusivas: el primero, guiado por la agenda de la diversidad, centrado en prácticas igualitarias y el segundo movimiento, producido en la lógica de la diferencia. Se propone anunciar la sordera no solo por la diferencia lingüístico-cultural, sino como el efecto de una diferencia ontológica propagada en el cuerpo social por flujos ramificados, movimientos intensivos, que debilitan internamente a los sujetos y por ellos a las diversas instituciones. Lo que interesa aquí es la baja práctica de contrarrestar este "ser" sordo para normalizar las acciones.

Palabras clave: Educación para sordos; Políticas inclusivas; Diferencias.

Data de registro:  11/12/2019

Data de aceite: 21/10/2020

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Biografía del autor/a

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

* Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). E-mail: vanymartins@hotmail.com    ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3170-293XApoio e financimento da pesquisa: FAPESP e à CAPES 

Citas

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Publicado

2021-01-18

Cómo citar

MARTINS, V. R. de O. O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 70, p. 73–101, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-51978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51978. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: