Os Escolares e a instituição educativa:

cânone e cultura escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47899

Palabras clave:

História da educação, Cânone, Intelectuais, Educabilidade, Escolares

Resumen

A representação da educação envolve uma noção sistémica e os intelectuais podem funcionar como sistema. Eles configuram e demarcam o campo educacional. O intelectual constitui um conceito que pode ser trabalhado enquanto categoria epistémica com educabilidade e historicidade. Os Intelectuais cedo percepcionam o que está ‘de novo’ em crise e o que deverá permanecer. Entre estes emergem os Escolares; combinando as dimensões de intelectualidade e educabilidade, são intelectuais envolvidos institucionalmente e que estabelecem o cruzamento entre educação e sociedade, são instituintes. Reconhecidos como mestres, são, em regra, autores de textos doutrinários e livros escolares; têm especial relevância na constituição do cânone escolar, literário, científico, artístico. Nada do que é humano lhes é indiferente; sabem fazer uso do poder simbólico e material que o institucional e o normativo lhes conferem.

Será sobre os Escolares que procurarei desenvolver o meu texto. Tomarei como referência fundamental os intelectuais portugueses e a história da educação em Portugal.

Palavras-chave: História da educação. Cânone. Intelectuais. Educabilidade. Escolares.

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Biografía del autor/a

Justino Pereira de Magalhães, Universidade de Lisboa - ULISBOA

Doutor em Educação pela Universidade do Minho (UM). Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

MAGALHÃES, J. P. de. Os Escolares e a instituição educativa: : cânone e cultura escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 83–108, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47899. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens