Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47897

Palabras clave:

Prosopografia, Intelectuais, Pesquisa histórica

Resumen

O artigo discute a potencialidade e os modos de uso da prosopografia em pesquisas sobre intelectuais na história da educação. Apresenta, em percurso bibliográfico, as principais definições, conceitos, operações metodológicas e fontes que a constituem. Sustenta que, no campo da história da educação, a metodologia prosopográfica oferece contribuições para o estudo dos intelectuais, sobretudo em investigações sobre os manifestos e seus signatários, cujos liames societários podem reafirmar ou subverter a lógica das posições individuais; os coletivos docentes, suas trajetórias de formação e movimentação institucional e regional; as histórias institucionais, notadamente quanto à destinação social e política de egressos e à circulação de quadros técnicos e acadêmicos; as associações da sociedade civil, tais como sindicatos e entidades categoriais, cujos quadros atuaram na esfera educacional. Conclui-se que a utilização da prosopografia permite ao historiador extrapolar a usual abordagem individual de autores e ideias em educação, a fim de integrar os intelectuais em coletivos, tais como grupos profissionais, redes de sociabilidade e comunidades disciplinares, nos quais as propriedades relacionais e os jogos de interesse podem revelar tantos significados quanto os discursos, material da maioria das pesquisas em torno do tema.

Palavras-chave: Prosopografia. Intelectuais. Pesquisa histórica.

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Biografía del autor/a

Bruno Bontempi Júnior, USP

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: bontempi@usp.br

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

JÚNIOR, B. B. Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 57–82, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47897. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47897. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens