A educação filosófica por meio da narrativa:
a experiência de pensar a democracia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646Palabras clave:
Democracia, Ensino de Filosofia, Narrativa, Comunidade de investigaçãoResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.
Descargas
Citas
BAILEY, Kenneth E. As parábolas de Lucas: a poesia e o camponês: uma análise literário cultural. São Paulo: Vida Nova, 1995.
DEWEY, John. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. Atualidades pedagógicas v. 21. São Paulo: Nacional, 1979.
DEWEY, John. My pedagogic creed. In. DEWEY. Education Today. New York: G.P. Putnam’s Sons, 1940.
DEWEY, John. The public and its problems. 12. ed. Ohio: Ohio University Press, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais em educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf. Acesso em: 5 maio 2018. https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. Trad. Maria Elice de Brzezinski e Laura Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus. 1990.
LIPMAN, Mathew. Thinking in education. United Kingdom: Cambridge University Press, Second Edition, 2003. https://doi.org/10.1017/CBO9780511840272
LIPMAN, Mathew. Em busca do significado. Manual de instruções de Pimpa. Tradução de Ana Luísa Falcone e Sylvia J. Hamburger Mandel. São Paulo: CBFC, 2004.
LIPMAN, Mathew. OSCANYAN, F.; SHARP, A. M. Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1998.
PLATÃO. Fedro. Tradução de Edson Vini. Bauru: Editora Edipro, 2008.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 2000.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.