Os desafios da compreensão:

um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843

Palabras clave:

Edgar Morin, Complexidade, Hermenêutica, Filosofia, Educação

Resumen

Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande

Citas

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

FORTIN, Robin. Compreender a complexidade: introdução ao método de Edgar Morin. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 1. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Lisboa: Edições 70, 1988.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. O Método 2. A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O Método 3. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. O Método 5. A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, s/d.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

ŽIŽEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farça. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

CALLONI, H.; AMORIM, F. V. Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 197–217, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843. Acesso em: 21 nov. 2024.