Editorial

Autores

  • Marcos César Seneda Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v32n64a2018-45437

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Editorial

Resumo

[...]

O presente número, ora disponibilizado para os leitores, compõe-se de um dossiê temático, Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução, o qual abriga seis artigos e uma entrevista, e inteira-se com mais oito artigos publicados sobre a temática de Educação e Filosofia, oriundos de diferentes pesquisas em ambas as áreas do conhecimento.

O dossiê refere-se ao domínio dos estudos curriculares e apresenta, através dos textos propostos, uma análise interdisciplinar sobre as diretrizes da concepção do saber escolar. Essa discussão é legitimada no contexto brasileiro atual em face das recentes discussões acerca das modificações empreendidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Procura-se aqui discutir a integração entre formação humana e as políticas orientadoras do ensino no país. Participam do dossiê pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras. O dossiê ainda apresenta uma entrevista com a professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com o propósito de oferecer aos leitores, juntamente com o registro da sua produção acadêmica, a crítica empreendida pela pesquisadora sobre a questão dos estudos curriculares e sobre o problema do conhecimento. 

[...] 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos César Seneda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Instituto de Filosofia (IFILO) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: mseneda@ufu.br

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

SENEDA, M. C. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 64, p. 13–16, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v32n64a2018-45437. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45437. Acesso em: 31 ago. 2024.