Editorial

Autores/as

  • Marcos César Seneda Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v32n64a2018-45437

Palabras clave:

Educação, Filosofia, Editorial

Resumen

[...]

O presente número, ora disponibilizado para os leitores, compõe-se de um dossiê temático, Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução, o qual abriga seis artigos e uma entrevista, e inteira-se com mais oito artigos publicados sobre a temática de Educação e Filosofia, oriundos de diferentes pesquisas em ambas as áreas do conhecimento.

O dossiê refere-se ao domínio dos estudos curriculares e apresenta, através dos textos propostos, uma análise interdisciplinar sobre as diretrizes da concepção do saber escolar. Essa discussão é legitimada no contexto brasileiro atual em face das recentes discussões acerca das modificações empreendidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Procura-se aqui discutir a integração entre formação humana e as políticas orientadoras do ensino no país. Participam do dossiê pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras. O dossiê ainda apresenta uma entrevista com a professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com o propósito de oferecer aos leitores, juntamente com o registro da sua produção acadêmica, a crítica empreendida pela pesquisadora sobre a questão dos estudos curriculares e sobre o problema do conhecimento. 

[...] 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos César Seneda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Instituto de Filosofia (IFILO) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: mseneda@ufu.br

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

SENEDA, M. C. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 64, p. 13–16, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v32n64a2018-45437. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45437. Acesso em: 8 ene. 2025.