Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação

Autores/as

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14

Palabras clave:

Escrita/Leitura, Pesquisa, Educação

Resumen

Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação

Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido.

Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação.

Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación

Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido.

Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación.

Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education

Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived.

Keywords: Writing/Reading; Research; Education.

Data de registro: 05/12/2017

Data de aceite: 19/04/2018

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Educação e Artes com financiamento integral da CAPES.

Citas

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o julgamento de Deus (1947). In: WILLER, C. [tradução, seleção e notas]. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. tradução de J. Guinsburg. 5 ed. São Paulo: Perspectiva. 2010.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2013.

_____. Os cantos de fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2008.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de janeiro: Graal, 2006.

_____. Qu'est-ce que l'acte de création? In: _____. Deux régimes de fous. Textes et entrétiens 1975-1995. Paris: Minuit, 2003, p. 291-302.

______________. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luis B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2001.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

_____. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995a.

_____. Mil platôs: Â capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995b.

_____. Mil platôs: Â capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto Et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

_____. Mil platôs: Â capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.

_____. O que é a filosofia? Tradução de Bento Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora - Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MOSSI, Cristian Poletti. Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? Tese (Doutorado em Educação) Santa Maria: Programa de pós-graduação em educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

MOSSI, C. P. Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1571–1589, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari