Conhecimento escolar em geografia: explorando discursos em disputa na definição de fronteiras entre as disciplinas nos currículos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-07Palabras clave:
Currículo, Conhecimento escolar, Geografia, Discurso, Disciplina escolarResumen
Conhecimento escolar de Geografia: explorando discursos em disputa na definição de fronteiras entre as disciplinas nos currículos
Resumo: Neste trabalho, o currículo é visto como produção discursiva no sentido defendido por Foucault (1996; 2010). Analisam-se textos de livros didáticos, compreendendo-os como uma das possibilidades de apreensão da materialidade do discurso do conhecimento escolar em Geografia, buscando identificar como se entrelaçam os enunciados que vem sendo considerados como válidos para significar este conhecimento. Especificamente, busca-se aqui explorar os ditos que estão em disputa na afirmação de certas disciplinas escolares. Foi possível perceber que a disciplina escolar Geografia se afirma em uma articulação discursiva complexa, definindo fronteiras tênues com outras disciplinas escolares como a História, a Biologia e as Ciências, assim como produzindo sentidos que se relacionam com os discursos científicos. Tais articulações se constroem em lógicas ambivalentes que mesclam inovações e tradições.
Palavras-chave: Currículo; Conhecimento escolar; Geografia; Discurso; Disciplina escolar.
School knowledge in Geography: exploring disputed discourses in the definition of boundaries between disciplines in curriculum
Abstract: In this work, the curriculum is seen as discursive production. Textbooks are analyzed, assuming that they are one of the possibilities of apprehending the materiality of the school knowledge discourse in Geography. Seeking to identify how the statements that are considered valid to signify this knowledge are intertwined, we explore the sayings that are in dispute in the definition of school disciplines. It was possible to verify that the Geography affirms itself in a complex discursive articulation, defining faint borders with other school disciplines, like History, Biology and Sciences, as well as producing meanings that are related to the scientific discourses. Such articulations are built on ambivalent logics that blend innovations and traditions.
Key words: Curriculum; School knowledge; Geography; Discourse; School discipline.
Conocimento escolar en Geografía: explorando discursos disputados en la definición de límites entre disciplinas en el currículo
Resumen: En este trabajo, el currículo se considera como producción discursiva. Se analizan los libros de texto, suponiendo que son una de las posibilidades de aprehender la materialidad del discurso del conocimiento escolar en Geografía. Buscando identificar cómo las declaraciones que se consideran válidas para significar este conocimiento están entrelazadas, exploramos los refranes que están en disputa en la definición de disciplinas escolares. Se pudo constatar que la Geografía se afirma en una articulación discursiva compleja, definiendo fronteras débiles con otras disciplinas escolares, como la Historia, la Biología y las Ciencias, así como la producción de significados relacionados con los discursos científicos. Dichas articulaciones se basan en lógicas ambivalentes que combinan innovaciones y tradiciones.
Palabras-clave: Currículo; Conocimiento escolar; Geografía; Discurso; Disciplina escolar.
Data de submissão: 06/11/2017
Data de aceite: 23/05/2018
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de análise do livro didático - Geografia. Edição 2011. Brasília, 2010.
FERREIRA, M. S. A história da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980. 212p. Tese (Doutorado em Educação) - FE/UFRJ, 2005.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n 114, nov. p. 197-223. 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2010
______. A ordem do discurso. Edições Loyola 1971; 1996 (reimpressão).
GOODSON, I. Currículo: teoria e história . Petrópolis: Vozes. 1995.
______. A construção social do currículo. Lisboa: Educa. 1997.
SOMMER, L. H. A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100005
GOMES, M. M. de L. Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências: aspectos sócio-históricos de suas constituições. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. 4. ed., Rio de janeiro: Jorge Zaar Ed. 2009.
SELLES, S. E. & FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n.1, 2004. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100007
SOUZA, M. J. L. Consiliência ou bipolarização epistemológica? Sobre o persistente fosso entre as ciências da natureza e as da sociedade - e o papel dos geógrafos. In: SPOSITO, E. S.; CHARELEI, A. S.; SANTÃNNA NETO, J. L.; MELAZZO, E. S. (Org.). A diversidade da Geografia: escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.
VEIGA-NETO, A. Teoria e método em Michael Foucault (im)possibilidades. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 34, p. 83-94, set./dez. 2009.
VILELA, C. L. Currículo de Geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. 209f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.
______. Livros didáticos e o discurso do conhecimento escolar em Geografia: a abordagem regional como regularidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 55-70, jul./dez. 2014.
______. Interdiscursividade e interdição no discurso do conhecimento escolar em Geografia. Pro-posições, v. 26. n. 1, p. 199-216 jan./abr. 2015. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507612
______. A abordagem regional como tradição do currículo da Geografia Escolar. Giramundo; Revista de Geografia do Colégio Pedro II. v. 3, n. 5, p. 31-41, 2016. https://doi.org/10.33025/grgcp2.v3i5.1354
Fontes Consultadas:
BELLUCI, B. & GARCIA, V, P. Projeto Radix Geografia. São Paulo: Scipione, 2009.
BOLIGIAN, A, A., BOLIGIAN, L., MARTINEZ, R & VIDAL, W. P. G., Projeto Radix Geografia. São Paulo: Scipione, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Carolina Lima Vilela
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.