Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06Palabras clave:
Alteridade, Corporeidade, Diferença, EducaçãoResumen
Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades
Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.
Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação.
Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities
Abstract:To begin with, we present and criticose a very common classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.
Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education.
Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités
Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun dans nos écoles: celui centrée sur le discours de l’enseignant. Ensuite, nous mettons en évidence la nécessité et l’importance de faire de la classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence, en elle fait confiance et la respect.
Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation.
Data de registro: 20/12/2016
Data de aceite: 17/05/2017
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