É possível uma ciência da educação?
Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p609a619Palabras clave:
Educação, Epistemologia da Educação, PedagogiaResumen
Apreciação crítica da obra: MOREIRA, Laélia Portela. Pedagogia e produção de conhecimento - questões de teoria e método. SP: Poiesis,189 p.
Data de registro: 16/02/2016
Data de aceite: 01/09/2016
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
AYER, A. J. The problem of knowledge. London, Mcmillan, 1956.
______. Probability and evidence. London: London, Macmillan, 1972. https://doi.org/10.1007/978-1-349-01907-6
BREZINKA, W. Philosophy of educational knowledge. London: Kluwer Academic Publishers, 1992. https://doi.org/10.1007/978-94-011-2586-4
FRIGOTTO, G. A questão metodológica do trabalho interdisciplinar: indicações de uma pesquisa sobre vestibular. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 55, p. 68-75, Nov. 1985.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GAUTHIER, C.; TARDIFF, M. (Org.). La pedagogie – theories et pratiques de l’antiquité a nos jours. Canadá: Gaëtan Morin, 2005.
HACKING, I. Representar e inventar: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
LAUDAN, L. Beyond positivism and relativism: theory, method and evidence. London: Westview, 1996.
MAZZOTTI, T. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996, p. 13-37.
______.; OLIVEIRA, R. Ciência(s) da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
McKENNA, F. Raymond. Piaget’s complaint: and mine: why is there no science of education? The Phi Delta Kappa, v. 57, n. 6, p. 405-409. Feb. 1976.
SANTOS, B. (Org.). Semear outras soluções - os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
VISVANATHAN, S. Entre a cosmologia e o sistema: heurística de uma imaginação dissidente. In SANTOS, B. (Org.). Semear outras soluções - os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 167-216.
WILLIAMS, M. Problems of knowledge: a critical introduction to epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.