Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro ‘A pedagogia do catecismo’ do Padre Álvaro Negromonte
Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of “Pedagogia do catecismo” (catechism pedagogics), a book by Father Alvaro Negromonte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p81a106Palabras clave:
Impressos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Práticas educativas.Resumen
* Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
** Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma, Itália). Livre docente e pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCP-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro ‘A pedagogia do catecismo’ do Padre Álvaro Negromonte
Resumo: Este trabalho busca apreender indícios das matrizes do pensamento pedagógico que imprimiram uma nova marca no ensino religioso no Brasil, a partir do mapeamento das referências utilizadas no livro A Pedagogia do catecismo (1940), utilizado na formação de catequistas e professoras católicas entre os anos de 1930 e 1960, atentando para os modos como essa apropriação era feita ou indicada. Busca-se compreender as bases pedagógicas do processo de escolarização da catequese, articuladas às modernas pedagogias que ancoraram os projetos da escola brasileira republicana. Esses avanços aparecem nos materiais didáticos que passaram a incorporar as propostas pedagógicas oriundas da Pedagogia Moderna e, posteriormente, das Escolas Novas. O livro didático foi tomado portanto, como a principal fonte para compreender esse processo de escolarização da catequese e renovação do ensino religioso, ancorado nos pressupostos teóricos da História do livro com Chartier (1990; 1994) e Carvalho (2001; 2006).
Palavras-chave: Impressos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Práticas educativas.
Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of ‘Pedagogia do catecismo’ (catechism pedagogics), a book by Father Alvaro Negromonte
Abstract: This work intends to apprehend evidences of the pedagogical thinking basis which led to a new mark in the religious education in Brazil, from the mapping of the references used in the book “Pedagogia do Catecismo” (Catechism Pedagogics) (1937), used in the formation of catechists and Catholic teachers between the decades of 1930 and 1960, paying attention to the ways in which the appropriation was made or indicated. We seek to understand the pedagogical foundations of schoolarization of catechesis, articulated to modern pedagogies that anchored the projects of the Republican Brazilian school. These advances appear in teaching materials that have incorporated the pedagogical proposals from the Modern Pedagogy and, later, from the New School. The textbook was taken so as the main source to understand this process of schooling of catechesis and renewal of religious education, based on the theoretical principles of book and textbook history, with Chartier (1990; 1994) and Carvalho (2001; 2006).
Keywords: Pedagogical printings. Pedagogical models. Educational practices.
Características educativas modernas en el ensino religioso de los años 1930: una lectura del libro ‘La pedagogia del catecismo’, del Padre Alvaro Negromonte
Resumen: Este artículo trata de aprehender los fundamentos del pensamiento pedagógico que caracterizan una nueva marca en la educación religiosa en Brasil, a partir de la asignación de las referencias utilizadas en el Catecismo de la Educación (1940), utilizado en la formación de los catequistas y profesores católicos entre los años 1930 y 1960, prestando atención a las formas en que se haya efectuado o se indica este crédito. Se trata de comprender los fundamentos pedagógicos de la catequesis escolar articulado a las pedagogías modernas que anclaban los proyectos de la escuela brasileña republicana. Estos avances aparecen en los libros de texto que han incorporado las propuestas educativas de la educación moderna y más tarde de los movimientos de la Escuela Nueva. El libro de texto se ha tomado como la principal fuente para entender este proceso de la escolarización del catecismo y renovación de la enseñanza religiosa, anclado en los supuestos teóricos de la Historia del Libro con Chartier (1990; 1994), Carvalho (2001; 2006).
Palabras-clave: Impresos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Prácticas educativas.
Data de registro: 17/11/2015
Data de aceite: 02/02/2016
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