Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro ‘A pedagogia do catecismo’ do Padre Álvaro Negromonte

Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of “Pedagogia do catecismo” (catechism pedagogics), a book by Father Alvaro Negromonte

Autores/as

  • Evelyn de Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p81a106

Palabras clave:

Impressos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Práticas educativas.

Resumen

* Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

** Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma, Itália). Livre docente e pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCP-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro ‘A pedagogia do catecismo’ do Padre Álvaro Negromonte

Resumo: Este trabalho busca apreender indícios das matrizes do pensamento pedagógico que imprimiram uma nova marca no ensino religioso no Brasil, a partir do mapeamento das referências utilizadas no livro A Pedagogia do catecismo (1940), utilizado na formação de catequistas e professoras católicas entre os anos de 1930 e 1960, atentando para os modos como essa apropriação era feita ou indicada. Busca-se compreender as bases pedagógicas do processo de escolarização da catequese, articuladas às modernas pedagogias que ancoraram os projetos da escola brasileira republicana. Esses avanços aparecem nos materiais didáticos que passaram a incorporar as propostas pedagógicas oriundas da Pedagogia Moderna e, posteriormente, das Escolas Novas. O livro didático foi tomado portanto, como a principal fonte para compreender esse processo de escolarização da catequese e renovação do ensino religioso, ancorado nos pressupostos teóricos da História do livro com Chartier (1990; 1994) e Carvalho (2001; 2006).

Palavras-chave:  Impressos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Práticas educativas.

Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of ‘Pedagogia do catecismo’ (catechism pedagogics), a book by Father Alvaro Negromonte

Abstract: This work intends to apprehend evidences of the pedagogical thinking basis which led to a new mark in the religious education in Brazil, from the mapping of the references used in the book “Pedagogia do Catecismo” (Catechism Pedagogics) (1937), used in the formation of catechists and Catholic teachers between the decades of 1930 and 1960, paying attention to the ways in which the appropriation was made or indicated. We seek to understand the pedagogical foundations of schoolarization of catechesis, articulated to modern pedagogies that anchored the projects of the Republican Brazilian school. These advances appear in teaching materials that have incorporated the pedagogical proposals from the Modern Pedagogy and, later, from the New School. The textbook was taken so as the main source to understand this process of schooling of catechesis and renewal of religious education, based on the theoretical principles of book and textbook history, with Chartier (1990; 1994) and Carvalho (2001; 2006).

Keywords: Pedagogical printings. Pedagogical models. Educational practices.

Características educativas modernas en el ensino religioso de los años 1930: una lectura del libro ‘La pedagogia del catecismo’, del Padre Alvaro Negromonte

Resumen: Este artículo trata de aprehender los fundamentos del pensamiento pedagógico que caracterizan una nueva marca en la educación religiosa en Brasil, a partir de la asignación de las referencias utilizadas en el Catecismo de la Educación (1940), utilizado en la formación de los catequistas y profesores católicos entre los años 1930 y 1960, prestando atención a las formas en que se haya efectuado o se indica este crédito. Se trata de comprender los fundamentos pedagógicos de la catequesis escolar articulado a las pedagogías modernas que anclaban los proyectos de la escuela brasileña republicana. Estos avances aparecen en los libros de texto que han incorporado las propuestas educativas de la educación moderna y más tarde de los movimientos de la Escuela Nueva. El libro de texto se ha tomado como la principal fuente para entender este proceso de la escolarización del catecismo y renovación de la enseñanza religiosa, anclado en los supuestos teóricos de la Historia del Libro con Chartier (1990; 1994), Carvalho (2001; 2006).

Palabras-clave: Impresos pedagógicos. Modelos pedagógicos. Prácticas educativas.

Data de registro: 17/11/2015

Data de aceite: 02/02/2016

Referências:

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ; Brasília: UnB, 1976.

BOLLIN, Antônio; GASPARINI, Francesco. A catequese na vida da igreja: notas de história. São Paulo: Paulinas, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Campo do poder, campo intelectual e habitus de classe. In: ______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005, p. 183-202.

BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI Jr., Décio; PINTASSILGO, Joaquim (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2006, p. 13-22.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios, o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia (Org.). Tópicas de história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001, p. 137-167.

______. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, Joaquim et al. (Org.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1994.

CNBB. Diretório geral para a catequese: dimensão Bíblico-Catequética. São Paulo: Edições Paulinas, 1998.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

LUSTOSA, Oscar. Catequese católica no Brasil: para uma história da evangelização. São Paulo: Edições Paulinas, 1992. (Coleção Estudos e Debates Latino-Americanos).

MANOEL, Ivan A. O pêndulo da história: tempo e eternidade no pensamento católico (1800-1960), Maringá: Eduem, 2004.

NEGROMONTE, Ãlvaro (Padre). Diretrizes catequéticas. Petrópolis: Editora Vozes, 1938.

______. A pedagogia do catecismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1940.

______. Manual de religião: para o curso elementar. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1941.

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Por uma civilização cristã: a coleção Ãlvaro Negromonte e a pedagogia do catecismo. 2008. 380f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2008.

______. Educar-se para educar: O projeto pedagógico do Monsenhor Ãlvaro Negromonte dirigido à professoras e famílias por meio de impressos (1936 a 1964). 2013. 361f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

PASSOS, Mauro. A Pedagogia catequética e a educação na primeira República (1889-1930). 1998. 546f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade em Educação, Universitá Pontifícia Salesiana: Itália, 1998.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)e do Curso de Pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. 

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Livre docente e pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCP-SP), doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma, Itália), professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), Curitiba, PR 

Publicado

2016-11-08

Cómo citar

ORLANDO, E. de A.; AZEVEDO JUNQUEIRA, S. R. Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro ‘A pedagogia do catecismo’ do Padre Álvaro Negromonte: Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of “Pedagogia do catecismo” (catechism pedagogics), a book by Father Alvaro Negromonte. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 59, p. 81–106, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p81a106. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32302. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Arquivos e Fontes para a História da Educação Católica