Considerações sobre o sentido da moral em Descartes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p215a236Palabras clave:
Descartes. Moral. União. Saber. Morte.Resumen
*Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
Considerações sobre o sentido da moral em Descartes
Resumo: Procurei mostrar que, no final de sua vida, Descartes, motivado pela sua corresÂpondência com Elisabeth, elabora uma Moral que não pode ser entendida como decorrente da Medicina do seu projeto técnico-científico. Pois, em primeiro lugar, a noção de ciência como conhecimento certo já não é capaz de caracterizar o saber filosófico que surge nessa reflexão, visto que se trata da união substancial, assunto estruturalmente confuso. Em segundo lugar, o paradigma da explicação causal, que já havia deixado o estrito plano da ciência, já não pode ser encontrado num plano teórico, mas tem de ser pensado a partir da interação vivida entre a mente e o corpo. Em terceiro lugar, o sentido do filosofar deixa de ser epistemológico e técnico e passa radicalmente a ser moral e existencial, definido pelo aprendizado da morte. No entanto, cumpre não esquecer que toda essa inflexão se faz por causa e com a metafísica e a ciência cartesianas.
Palavras-chave:Â Descartes. Moral. União. Saber. Morte.
Considerações sobre o sentido da moral em Descartes
Résumé: J'ai essayé de montrer que Descartes, à la fin de sa vie, motivé par sa corresponÂdance avec Élisabeth, élabore une Morale qui ne peut pas être comprise en tant que résultat de la Médecine de son projet technique scientifique. En effet, la notion de science comme savoir certain ne suffit plus à caractériser le savoir philosophique qui se pose dans cette réflexion car il s'agit ici de l'union substantielle, sujet strucÂturellement confus. En outre, le paradigme de l'explication causale, qui n'était plus du strict plan de la science, ne peut plus être trouvé dans un plan théorique mais doit être réfléchi à partir de l'interaction vécue entre l'esprit et le corps. Enfin, le sens de philosopher cesse d'être épistémologique et technique et commence à être radicalement moral et existentiel, défini par l'apprentissage de la mort. Néanmoins, il ne faut oublier que cette inflexion est faite en raison de ou avec la métaphysique et la science cartésiennes.
Mots-clés:Â Descartes. Morale. Union. Savoir. Mort.
Para Lygia Silva Guimarães
Data de registro: 01/07/2015
Data de aceite: 30/07/2015
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