Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica

Autores/as

  • Francisco Verardi Bocca Pontifície Universidade Católica do Paraná- PUCPR
  • Odisséa Boaventura Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515

Palabras clave:

Educação, Psicanálise, Desejo, Saber, Desejo de saber

Resumen

Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica

Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.
Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber.

Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective

Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.
Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge.

Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica

Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes.
Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber.

Data de registro: 27/09/2014

Data de aceite: 16/09/2015

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Biografía del autor/a

Francisco Verardi Bocca, Pontifície Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Odisséa Boaventura Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Citas

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ROCHEX, J.Y. La notion de rapport au savoir: convergences e débats théoriques. Pratiques Psychologiques, n. 10, p. 93-106, Jun. 2004. https://doi.org/10.1016/j.prps.2004.03.001

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

BOCCA, F. V.; OLIVEIRA, O. B. Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 491–515, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826. Acesso em: 23 nov. 2024.