Heterogênese criativa:
o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p385a404Palabras clave:
Didáticas, Imagens, Diferenças, EducaçãoResumen
Este texto compõe as pesquisas sob financiamento da Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo 16/05440-7 e 2014/02309-1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Processos 303319/2015-1.
Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas?
Resumo: O artigo investiga a relação da cultura de imagens com as didáticas contemporâneas. Ao indagar o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas, o trabalho assume a hipótese de que a sociedade atual vive uma profunda transição nas formas de experimentar a acessibilidade, a associação de conteúdos, as formas de aprender e as de produzir pensamento nos espaços educacionais. Para tanto, parte-se de alguns conceitos presentes no campo da Filosofia da Diferença, sobretudo a partir de Deleuze, Foucault e Serres, bem como de uma pesquisa desenvolvida com produção de imagens produzidas por crianças e professores, para problematizar e refletir sobre os lugares, as experiências e as formas com os quais os saberes e as empirias da educação, obstinadamente, são convocados a se redimensionar.
Palavras-chave: Didáticas; Imagens; Diferenças; Educação.
Creative heterogenesis:what can images in contemporary didactics?
Abstract: The article investigates the relationship of culture with images of contemporary didactics. By asking what can the images in contemporary didactics, the work takes the hypothesis that the current society lives a profound transition in the ways of experiencing the accessibility, the contents association, the ways of learning and the ways to produce the thought in educational places. For this purpose, it departs from a few concepts in the field of Philosophy of Difference, especially from Deleuze, Foucault and Serres, as well as a research developed with production of images produced by children and teachers to discuss and reflect about the places, the experiences and the ways in which the knowledge and education empirias obstinately are called to resizing themselves.
Keywords: Didactics; Images; Differences; Education.
Heterogénesis creativa: ¿qué pueden las imágenes en la didáctica contemporánea?
Resumen: En el articulo se investiga la relación de la cultura de las imágenes con la enseñanza contemporánea. Cuando se pregunta qué puede hacer las imágenes en la enseñanza contemporánea, el articulo asume la hipótesis de que la sociedad moderna vive una profunda transición en formas de experimentar la accesibilidad, las relaciónes de contenidos, formas de aprendizaje y para producir pensamientos en los espacios educativos. Para eso, se parte de algunos conceptos presentes en la filosofia de la diferencia, especialmente de Deleuze, Foucault y Serres, así como una investigación desarrollada com producción de las imágenes producidas por los niños y maestros para discutir y reflexionar sobre los lugares las experiencias y las formas en que los saberes, las empirias y la educación obstinadamente están llamados a redimensionar.
Palabras clave: Didactica; Imágenes; Diferencias; Educación.
Data de registro: 14/08/2014
Data de aceite: 20/08/2014
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1997.
BRASIL, André. Modulação/Montagem: ensaio sobre biopolítica experiência estética. Tese (Doutorado em Comunicação). Programa de Pós Graduação em Comunicação – Faculdade de Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão. Educação e Realidade, v. 38, p. 58-602, 2013. https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 617p.
DELEUZE, Gilles A imagem tempo: Cinema 2. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos. São Paulo: Manole, 2005.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa Gradiva, 1989.
SCHAEFFER, Jean-Marie. La fin de l’exception humaine. Paris: Gallimard, 2007.
SCHNITMAN, Dora Fried (Org). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SERRES, Michel. Hominescências: o começo de uma outra humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SIBILIA, Paula. ¿Redes o Paredes? La escuela em tempos de dispersión. Buenos Aires: Tinta Fresca, 2012.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.