É POSSÍVEL ENSINAR O CERTO E O ERRADO?

Autores/as

  • Claudia Fenerich

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-256

Palabras clave:

Educação, , Argumentação

Resumen

Este breve artigo procura encaminhar uma resposta contemporânea à velha questão socrático-platônica sobre a possibilidade de se ensinar a virtude. O problema é enfrentado sob a perspectiva filosófica que confere à argumentação um papel central com relação à moralidade. A partir dos pressupostos gerais da teoria da argumentação, procede-se, então, estabelecendo-se um confronto simultâneo entre essa perspectiva e as duas visões filosóficas tradicionais, a essencialista e a relativista. Como aportes teóricos principais, a título de exemplificação das tendências consideradas, bem como dos embates histórico-filosóficos travados entre elas, destacam-se aqui os pensamentos de Sócrates-Platão e Perelman.

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Biografía del autor/a

Claudia Fenerich

Doutoranda em Educação pela PUC - Rio de Janeiro

Publicado

2008-03-27

Cómo citar

FENERICH, C. É POSSÍVEL ENSINAR O CERTO E O ERRADO?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 41, p. 121–134, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-256. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/256. Acesso em: 22 jul. 2024.