Apresentação - Dossiê: a história do ensino primário em Portugal. Variações temático-curriculares ou convergências do olhar?
Resumen
*Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação e na pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - PPGED/FACED/UFU. Coordena o GPHER - Grupo de Pesquisas em História do Ensino Rural.
**Doutor em História da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (1994). Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.
A escolha da história da educação em Portugal como tema para compor este dossiê não foi aleatória, uma vez que a aproximação entre pesquisadores de Portugal e do Brasil vem se realizando e se mostrando profícua há algumas décadas. Dessa confluência intelectual tem-se engendrado a organização conjunta de eventos científicos, publicações de autores portugueses e brasileiros, intercâmbio de docentes na condição de professores convidados, composição de bancas de defesas de tese de doutoramento e outras iniciativas.
Essa diversa e já longa parceria luso-brasileira justifica-se, sobretudo, em função de afinidades existentes na trajetória de organização da educação escolar nos dois países e, por conseguinte, nos pressupostos teórico-metodológicos empregados pela historiografia da educação no Brasil e em Portugal. Nesse sentido, o constante fluxo de pesquisadores brasileiros, em particular daqueles oriundos do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/ UFU), às universidades portuguesas e as demais iniciativas de colaboração e cooperação acadêmica entre os dois países decorrem da constatação da existência de um passado que guarda aproximações no que diz respeito ao processo de organização dos respectivos sistemas nacionais de ensino, assim como da possibilidade de diálogo entre ambas as historiografias da educação que pretendem analisar e traduzir esses processos.
Para além dos aspectos comuns à realidade brasileira, esse dossiê apresenta-se como mais uma iniciativa de estreitamento dos laços que tem unido investigadores dos dois países. Além disso, revela em particular um momento específico da história de colaboração acadêmica entre o PPGED/UFU e as universidades de Portugal, marcado pela presença concomitante nesse País de cinco investigadores daquele Programa de PósGraduação. [...]
Â
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.