Conceitos para uma arquitetura das representações escolares

Autores/as

  • Bruno Pastoriza Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Rochele Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710

Palabras clave:

Representação escolar, Educação em ciências, Legitimação

Resumen

Resumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.

Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.

 

Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education.

Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.

 

Data de registro: 18/04/2013

Data de aceite: 21/08/2013 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pastoriza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Educação em Ciências: Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da área de Ensino de Química e Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: bspastoriza@gmail.com

Rochele Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Bioquímica: Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora da Área de Educação Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). E-mail: rochelel@gmail.com

Citas

ABRIC, J. C. L’organization interne des representations sociales: systèmes central et systèmes périphérique. In: Guimelli, Ch. (Dir.). Texte de base en sciences sociales. Structures et transformations des representations sociales. Paris: Delachaux et Niestlé, p. 119-152, 1994.

ARRHENIUS, S. Development of the theory of electrolytic dissociation. In: SANTESSON, C. G.,. Nobel Lectures, Chemistry 1901-1921. Amsterdan: Elsevier Publishing Company, 1966. p. 45-58.

BACHELARD, G. A filosofia do Não. 5. ed., Lisboa: Editorial Presença, 1991. 137p.

______. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996a. 316p.

______. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996b. 125p.

______. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004. 316p.

______. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. 86p.

______. O materialismo racional. Lisboa: Edições 70, 1990. 261p.

______. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996b. 125p.

______. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009. 211p.

BARBOSA, E.; BACHELARD, G. O arauto da pós-modernidade. 2. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996. 195p.

BARCELLOS, P. A. de O. et al. As representações sociais dos professores e alunos da escola municipal Karla Patrícia, Recife, Pernambuco, sobre o manguezal. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 213-222, maio/ago. 2005.

CASTRO, P. Notas para uma leitura da teoria das representações sociais em S. Moscovici. Análise Social, Lisboa, v. 37, n. 164, p. 949-979, outono. 2002.

DUVEEN, G. O poder da Ideias. In: Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

FERRATER-MORA, J. Dicionário de Filosofia, tomo III (K-P). 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

FLORES, S. A.; HERNANDEZ, G.; SANCHEZ, G. Ideas previas de los Estudiantes. Una experiencia en el aula. Educación química, Mexico, v. 7, n. 3, p. 142-144, Jul. 1996.

FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V, 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008

______. Gaston Bachelard. Produção Office national de radiodiffusion télévision française, 1972. Disponível em:< http://www.ina.fr/video/I06268520/michel-foucault-gaston-bachelard-video.html >. Acessado em: 29 ago 2010.

______. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 20. ed., Petrópolis: Vozes, 1999.

FREITAS, M. R.; et al. Em busca da conservação ambiental: a contribuição da percepção ambiental para a formação e atuação dos profissionais da química. Química Nova, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 988-993, maio. 2010.

KIND, V. (Formerly BARKER, Vanessa). Beyond appearances: students’ misconceptions about basic chemical ideas. 2. ed. Londres, 2004.. Disponível em: <http://www.chemsoc.org:80/networks/learnnet/miscon.htm>. Acesso em: 14 maio 2009.

LECOURT, D. La philosophie des sciences. 3. ed., Paris: PUF, 2006. 126p.

LETCHE, J. Cinquenta pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006. 280p.

LOGUERCIO, R. de Q. Contribuições dos conhecimentos implícitos e interesses dos alunos na construção de um currículo de ciências para a 8ª série do ensino fundamental. 1999. 151f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) – Instituto de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

______. Grupos nos limiares do saber: casos da Educação em Bioquímica. 2004. 108f. Tese (Doutorado em Bioquímica) – Instituto de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

_______. Um exercício sobre o pensamento bachelardiano. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 23, n. 45, p. 277-289, jan./jun., 2009.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar em química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 563-568, set./out.. 1997.

LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. 131p.

MACHADO, A. H.; ARAGÃO, R. M. R. Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química nova na escola, São Paulo, n. 4, p.18-20, nov. 1996.

MAZZOTTI, T. B. Para uma “pedagogia das representações sociais”. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 121-142, jul./dez. 2008.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

______. La psychanalyse, son image et son public. 3. ed. Paris: PUF, 2004. .

Pastoriza, B. dos S.; Loguercio, R. de Q. As Representações Sociais e Conhecimentos Implícitos de Professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 7., 2009, Florianópolis, Anais… Florianópolis: [s.n], 2009a. p.?.

______. Mapa Dinâmico e Texto Livre: uma nova abordagem de práticas educacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, p. 13-141, jan./abr. 2009b.

SCHNETZLER, R. P. Apontamentos sobre a história do ensino de química no Brasil. In: SANTOS, W.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SCHWENTZ, R. W.; THOMAS, P. L. College physical chemistry student’s conceptions of equilibrium and fundamental thermodynamics. Journal of research and science teaching, Malden, v. 35, n. 10, p. 1151-1160, Dez. 1998.

SILVA, A. M. T. B.; MAZZOTTI, T. B. A física pelos professores de física: a contribuição da teoria das representações sociais. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 515-528, Jun. 2009.

SILVA, S. M. et al. Concepções alternativas de calouros de química para as teorias ácido-base. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUIMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais… Curitiba: [s.n.], 2008. p. 1-11.

______. Concepções Alternativas de calouros de química para os conceitos de Termodinâmica e Equilíbrio Químico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2007, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. p. 1-12.

VEIGA NETO, A. Educação e pós-modernidade: impasses e perspectivas. Resumo da aula inaugural no PPG em Educação da PUC-RJ, março, 2005.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. Al. A química escolar na inter-relação com outros campos de saber. In. Santos, W.; Maldaner, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

PASTORIZA, B.; LOGUERCIO, R. Conceitos para uma arquitetura das representações escolares. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 683–710, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517. Acesso em: 21 nov. 2024.