Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710Palabras clave:
Representação escolar, Educação em ciências, LegitimaçãoResumen
Resumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.
Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.
Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education.
Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.
Data de registro: 18/04/2013
Data de aceite: 21/08/2013
Descargas
Citas
ABRIC, J. C. L’organization interne des representations sociales: systèmes central et systèmes périphérique. In: Guimelli, Ch. (Dir.). Texte de base en sciences sociales. Structures et transformations des representations sociales. Paris: Delachaux et Niestlé, p. 119-152, 1994.
ARRHENIUS, S. Development of the theory of electrolytic dissociation. In: SANTESSON, C. G.,. Nobel Lectures, Chemistry 1901-1921. Amsterdan: Elsevier Publishing Company, 1966. p. 45-58.
BACHELARD, G. A filosofia do Não. 5. ed., Lisboa: Editorial Presença, 1991. 137p.
______. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996a. 316p.
______. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996b. 125p.
______. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004. 316p.
______. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. 86p.
______. O materialismo racional. Lisboa: Edições 70, 1990. 261p.
______. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996b. 125p.
______. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009. 211p.
BARBOSA, E.; BACHELARD, G. O arauto da pós-modernidade. 2. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996. 195p.
BARCELLOS, P. A. de O. et al. As representações sociais dos professores e alunos da escola municipal Karla Patrícia, Recife, Pernambuco, sobre o manguezal. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 213-222, maio/ago. 2005.
CASTRO, P. Notas para uma leitura da teoria das representações sociais em S. Moscovici. Análise Social, Lisboa, v. 37, n. 164, p. 949-979, outono. 2002.
DUVEEN, G. O poder da Ideias. In: Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
FERRATER-MORA, J. Dicionário de Filosofia, tomo III (K-P). 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
FLORES, S. A.; HERNANDEZ, G.; SANCHEZ, G. Ideas previas de los Estudiantes. Una experiencia en el aula. Educación química, Mexico, v. 7, n. 3, p. 142-144, Jul. 1996.
FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V, 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008
______. Gaston Bachelard. Produção Office national de radiodiffusion télévision française, 1972. Disponível em:< http://www.ina.fr/video/I06268520/michel-foucault-gaston-bachelard-video.html >. Acessado em: 29 ago 2010.
______. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 20. ed., Petrópolis: Vozes, 1999.
FREITAS, M. R.; et al. Em busca da conservação ambiental: a contribuição da percepção ambiental para a formação e atuação dos profissionais da química. Química Nova, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 988-993, maio. 2010.
KIND, V. (Formerly BARKER, Vanessa). Beyond appearances: students’ misconceptions about basic chemical ideas. 2. ed. Londres, 2004.. Disponível em: <http://www.chemsoc.org:80/networks/learnnet/miscon.htm>. Acesso em: 14 maio 2009.
LECOURT, D. La philosophie des sciences. 3. ed., Paris: PUF, 2006. 126p.
LETCHE, J. Cinquenta pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006. 280p.
LOGUERCIO, R. de Q. Contribuições dos conhecimentos implícitos e interesses dos alunos na construção de um currículo de ciências para a 8ª série do ensino fundamental. 1999. 151f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) – Instituto de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
______. Grupos nos limiares do saber: casos da Educação em Bioquímica. 2004. 108f. Tese (Doutorado em Bioquímica) – Instituto de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
_______. Um exercício sobre o pensamento bachelardiano. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 23, n. 45, p. 277-289, jan./jun., 2009.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar em química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 563-568, set./out.. 1997.
LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. 131p.
MACHADO, A. H.; ARAGÃO, R. M. R. Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química nova na escola, São Paulo, n. 4, p.18-20, nov. 1996.
MAZZOTTI, T. B. Para uma “pedagogia das representações sociais”. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 121-142, jul./dez. 2008.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
______. La psychanalyse, son image et son public. 3. ed. Paris: PUF, 2004. .
Pastoriza, B. dos S.; Loguercio, R. de Q. As Representações Sociais e Conhecimentos Implícitos de Professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 7., 2009, Florianópolis, Anais… Florianópolis: [s.n], 2009a. p.?.
______. Mapa Dinâmico e Texto Livre: uma nova abordagem de práticas educacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, p. 13-141, jan./abr. 2009b.
SCHNETZLER, R. P. Apontamentos sobre a história do ensino de química no Brasil. In: SANTOS, W.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SCHWENTZ, R. W.; THOMAS, P. L. College physical chemistry student’s conceptions of equilibrium and fundamental thermodynamics. Journal of research and science teaching, Malden, v. 35, n. 10, p. 1151-1160, Dez. 1998.
SILVA, A. M. T. B.; MAZZOTTI, T. B. A física pelos professores de física: a contribuição da teoria das representações sociais. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 515-528, Jun. 2009.
SILVA, S. M. et al. Concepções alternativas de calouros de química para as teorias ácido-base. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUIMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais… Curitiba: [s.n.], 2008. p. 1-11.
______. Concepções Alternativas de calouros de química para os conceitos de Termodinâmica e Equilíbrio Químico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2007, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. p. 1-12.
VEIGA NETO, A. Educação e pós-modernidade: impasses e perspectivas. Resumo da aula inaugural no PPG em Educação da PUC-RJ, março, 2005.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. Al. A química escolar na inter-relação com outros campos de saber. In. Santos, W.; Maldaner, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Bruno Pastoriza, Rochele Loguercio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.