Hipócrates x Hipocrités:

o destino da educação decidido em uma letra?

Autores/as

  • Vinicius Bertoncini Vicenzi Universidade do Porto (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p233-253

Palabras clave:

Destino da educação, Filosofia da educação, Hipócrates, Hypokrités, Retórica

Resumen

Hipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra?

Resumo: Este artigo pretende apresentar uma discussão entre dois caminhos paradigmáticos aos quais a pedagogia parece se submeter historicamente. O primeiro deles, o caminho de Hipócrates, numa destinação médico-científica. O segundo, o de Hipocrités, numa destinação artístico-retórica. Não se espera, nessa breve discussão, contudo, uma definição a respeito de uma possível tomada de decisão, voluntarista, acerca dessas destinações. Não se trata, também, de um mero jogo de palavras. A intenção aqui é buscar, no referencial da filosofia antiga e da etimologia dos vocábulos gregos, duas maneiras de ver o processo de relação dos saberes com a verdade, relação esta que produz uma série de impactos sobre a maneira como enxergamos o processo educativo.

Palavras-chave: Destino da educação; Filosofia da educação; Hipócrates; Hypokrités; Retórica.

Abstract: This article aims to present a debate between two paradigmatic paths through which pedagogy seems historically to submit itself. The first of them, Hippocrates´ path, in a scientific-medical destination. The second, Hipocrites' path, in a rhetorical-artistic destination. It is not expected here, in this brief exposition, any definition between a decision-making, willfull, about these destinations. It is not, also, a mere wordplay. The intention here is to search, in ancient philosophy's references and in Greek vocabularies' etimology, two ways of seeing the process between the relation of knowledges and truth, relation which produces a series of impacts over the way we understand educational process. 

Keywords: Education's destiny; Philosophy of education; Hippocrates; Hypokrités; Rhetoric.

Data de registro: 06/03/2013

Data de aceite: 22/01/2014

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Porto (Portugal).

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto/Portugal. Bolsista da CAPES - Proc. nº 10795/138. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Membro do grupo de pesquisa "Aesthetics, Politics and Art Research Group" do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. 

Citas

ARISTIDES, E. Discurso I.Madrid: Gredos, 1987.

_________. Discurso II.Madrid: Gredos, 1997a.

_________. Discurso IV.Madrid: Gredos, 1997b.

ARISTÓTELES. Retórica. v. 8. Tomo I. São Paulo: Martins Fontes, 2012. (Obras Completas de Aristóteles).

CÍCERO. Retórica a Herênio. São Paulo: Hedra, 2005.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FRIAS, I. Doença do corpo, doença da alma: medicina e filosofia na Grécia clássica. São Paulo: Loyola, 2004.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001. PERSEUS DIGITAL LIBRARY. Disponível em: <http://www.perseus.tufts.edu/hopper>. Acesso em: 24 jan. 2013.

PLATÃO. Diálogos: Fedro, Cartas, O primeiro Alcibíades. Belém: EDUFPA, 2007.

_________. Diálogos: Sofista, Político, Apócrifos duvidosos. Belém: EDUFPA, 1980.

_________. Górgias. Lisboa: Edições 70, 2006.

QUINTILIAN. Institutio Oratoria. Disponível em: http://penelope.uchicago.edu/thayer/e/roman/texts/quintilian/intitutio_oratoria/home.html. Acesso em: 15 fev. 2013.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado

2014-09-22

Cómo citar

VICENZI, V. B. Hipócrates x Hipocrités: : o destino da educação decidido em uma letra?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 233–253, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p233-253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21886. Acesso em: 26 dic. 2024.