Hipócrates x Hipocrités:
o destino da educação decidido em uma letra?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p233-253Palabras clave:
Destino da educação, Filosofia da educação, Hipócrates, Hypokrités, RetóricaResumen
Hipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra?
Resumo: Este artigo pretende apresentar uma discussão entre dois caminhos paradigmáticos aos quais a pedagogia parece se submeter historicamente. O primeiro deles, o caminho de Hipócrates, numa destinação médico-científica. O segundo, o de Hipocrités, numa destinação artístico-retórica. Não se espera, nessa breve discussão, contudo, uma definição a respeito de uma possível tomada de decisão, voluntarista, acerca dessas destinações. Não se trata, também, de um mero jogo de palavras. A intenção aqui é buscar, no referencial da filosofia antiga e da etimologia dos vocábulos gregos, duas maneiras de ver o processo de relação dos saberes com a verdade, relação esta que produz uma série de impactos sobre a maneira como enxergamos o processo educativo.
Palavras-chave: Destino da educação; Filosofia da educação; Hipócrates; Hypokrités; Retórica.
Abstract: This article aims to present a debate between two paradigmatic paths through which pedagogy seems historically to submit itself. The first of them, Hippocrates´ path, in a scientific-medical destination. The second, Hipocrites' path, in a rhetorical-artistic destination. It is not expected here, in this brief exposition, any definition between a decision-making, willfull, about these destinations. It is not, also, a mere wordplay. The intention here is to search, in ancient philosophy's references and in Greek vocabularies' etimology, two ways of seeing the process between the relation of knowledges and truth, relation which produces a series of impacts over the way we understand educational process.
Keywords: Education's destiny; Philosophy of education; Hippocrates; Hypokrités; Rhetoric.
Data de registro: 06/03/2013
Data de aceite: 22/01/2014
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